Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Setor agro brasileiro marca presença em eventos internacionais, que retomam com força

Nas últimas semanas, cooperativas e empresas do país estiverem presentes na Expo Dubai (EAU) e Anuga, na Alemanha, reforçando o relacionamento e fechando negócios e parcerias

Setor agro brasileiro marca presença em eventos internacionais, que retomam com força

Com o avanço da vacinação e, consequentemente, redução nos casos de Covid-19 pelo mundo, aos poucos algumas coisas vão voltando a sua normalidade. É o caso dos eventos presenciais, que tem retomado com força e tendo empresas, cooperativas e representantes da cadeia produtiva de proteína animal como participantes.

No domingo (10/10) aconteceu paralelamente à Expo Dubai, no Emirados Árabes Unidos, o Paraná Business Experience, onde o governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu com investidores, redes de supermercado, fundos de investimento e representantes da família real.

O governador paranaense explicou algumas das principais vocações e características do Estado, como a representatividade no PIB nacional (5ª maior economia), a liderança em cadeias produtivas do campo (frango, milho, peixes), o crescimento da industrialização, o potencial de geração de energia limpa e a produção com alta tecnologia.

Participaram do encontro integrantes de empresas ligadas à família real dos Emirados Árabes Unidos, a LuLu Group International (conglomerado multinacional que opera uma rede de hipermercados e empresas de varejo) e representantes de empresas da Jordânia, Turquia, Egito, Arábia Saudita, entre outros.

Um dos grandes destaques no evento foi um encontro de investidores estrangeiros com os representantes das cooperativas agroindustriais (Cocamar, Frísia, C.Vale, Agrária, Integrada, entre outras) que estão em Dubai. Eles falaram sobre possibilidades de aumentar a cooperação internacional. Apenas em 2020, mais de US$ 200 milhões em produtos foram negociados do Paraná para os Emirados Árabes Unidos – para os países árabes, foram mais de US$ 1 bilhão.

FEIRA NA ALEMANHA

Além da Expo Dubai, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), levou agroindústrias associadas para uma grande ação presencial no mercado europeu durante a Anuga 2021 – uma das maiores feiras de alimentos do mundo, que aconteceu do dia 09 a 13/10, em Colônia, na Alemanha.

O evento contou com oito agroindústrias: Bello Alimentos, Ecofrigo, Copacol, Lar, Vibra, Pif Paf, Somave e Jaguá. Uma grande área com mais de 270 metros quadrados no centro de exposições da Koelnmesse (que sedia a feira Anuga) foi especialmente preparada com total infraestrutura para receber clientes e potenciais importadores da proteína animal do Brasil.