Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rações

Setor de Alimentação Animal projeta encerrar 2020 em torno de 5% de crescimento

Após surpreendente resultado de 5,2% de crescimento no primeiro semestre, a cadeia produtiva de rações reduziu ligeiramente o ritmo

Setor de Alimentação Animal projeta encerrar 2020 em torno de 5% de crescimento

De acordo com estimativas do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), o resultado apurado pela cadeia produtiva de rações, contabilizado até setembro, registrou um crescimento de 4,7% comparado ao mesmo período do ano anterior. Mesmo com menor ritmo, após totalizar 5,2% ao final do primeiro semestre, o resultado ainda é surpreendente, com projeção de  encerrar o ano mantendo crescimento de quase 5% e uma produção total de 81,1 milhões de toneladas de rações. O resultado é comemorado pela indústria de alimentação animal, levando em consideração o ano atípico e repleto de desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus e que impactaram na economia global com a queda do PIB na maioria das grandes economias mundiais.

A  cadeia produtiva resistiu aos efeitos da pandemia, chegando a atingir 5,2% de crescimento, durante o primeiro semestre do ano. Enquanto de julho a setembro, fora percebida alguma diminuição no ritmo. Muito embora, a relativa diminuição dos embarques para a China e, sobretudo, o corte pela metade do auxílio emergencial possam determinar menor ritmo, o maior desejo pela proteína animal por conta das ceias celebradas no Natal e virada de ano podem redundar em avanço de quase 5%, ou seja, na demanda de mais de 81 milhões de toneladas de rações e sal mineral.

“É importante salientar também que o elevado custo de produção, resultado do milho, do farelo de soja e outros insumos importados, com preços internos inflados pela desvalorização cambial, invariavelmente influencia o interesse por alojar e confinar, ou mesmo reter ou abater animais mais precocemente e descartar aqueles menos produtivos, combinações tentativas para contenção das despesas, diante da flagrante corrosão da rentabilidade e em comparação aos preços recebidos pelos produtores que comercializam carnes, ovos e leite, predominante ou exclusivamente no mercado doméstico”, analisa Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações.

O período testou a resiliência da cadeia exportadora, principalmente durante as tantas incertezas nos meses de compulsório confinamento e rígida quarentena, conforme reforça Ariovaldo: “o bom desempenho do setor ao longo do ano, deveu-se também à capacidade de atender plenamente aos exportadores, favorecidos pelos competitivos preços do portifólio pecuário brasileiro no exterior, comprometidos com o suprimento dos clientes tradicionais e atentos às oportunidades internacionais alternativas”, diz.

A pandemia da Covid-19 ratificou que o ativo mais importante do setor é a pessoa humana, fato comprovado pela mobilização coletiva dos empreendedores, que não economizaram esforços na elaboração e implementação imediata de protocolos específicos para prevenção da exposição e contágio, na aquisição de EPIs, na orientação profissional aos colaboradores e suporte à saúde e tratamento das respectivas famílias.

 

PRODUÇÃO DE RAÇÕES E SAL MINERAL (milhões toneladas)

Rações 2020

*Estimativa; **Previsão

Fonte: Sindirações

 

EVOLUÇÃO NA PRODUÇÃO RAÇÕES (2020/2019)

Rações 2020

Fonte: Sindirações

*Previsão

 

FRANGOS DE CORTE

Apesar do cenário bastante adverso provocado pela pandemia da COVID-19, é fato que a produção de alimentos para animais resistiu bem ao “evento imprevisível” e assegurou o necessário suprimento da cadeia produtiva e exportadora da proteína animal brasileira. O produtor de frangos de corte demandou  25,6 milhões de toneladas de rações de janeiro a setembro, um avanço de quase 4%, marca alinhada àquela prevista ainda antes da pandemia, ou seja, ancorada na percepção do consumo doméstico crescente e da continuidade da necessidade chinesa por proteína animal que continuaria mirando também a carne de frango. Apesar do cenário futuro apontar razoável recessão econômica com taxa de desemprego às alturas, o auxílio emergencial liberado pelo Governo Federal aos milhões e milhões de afetados, apesar de decrescente, foi preferencialmente gasto na compra de alimentos. Combinado ao fenômeno mencionado, e apesar do estratosférico custo dos principais insumos (milho e farelo de soja, afora os aditivos importados e precificados em dólar), o persistente déficit interno chinês pelas carnes pode manter o ritmo ajustado da cadeia produtiva brasileira, e em consequência ainda assegurar um avanço de 3,5% na produção de rações para frangos de corte durante o ano de 2020.

 

PRODUÇÃO FRANGO DE CORTE

Rações 2020

Fonte: APINCO, adaptado Sindirações

 

GALINHAS DE POSTURA

O consumo de ovos foi intensificado, alternativamente às carnes, por conta dos efeitos econômicos gerados pela pandemia, e então, o crescente e contínuo alojamento de poedeiras, apurado em boa parte do ano, contabilizou algo como 5,2 milhões de toneladas de rações, avanço da ordem de 6%, quando comparado aos mesmos nove meses do ano passado. O descarte das aves mais velhas por conta dos excedentes deve ajustar naturalmente a produção à demanda e a previsão é que a produção de rações para galinhas de postura avance 5,5% e contabilize 7,2 milhões de toneladas no corrente ano.

 

POEDEIRAS EM PRODUÇÃO (milhões)

Rações 2020

Fonte: ABPA, adaptado Sindirações

 

SUÍNOS

A destinação recorde da carne suína brasileira para a China e o concomitante incremento do consumo doméstico impulsionado pelo auxílio emergencial dinamizaram a cadeia produtiva que demandou, no período de janeiro a setembro, 13,2 milhões de toneladas de rações para suínos, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Muito embora, o benefício aos mais necessitados segue agora reduzido pela metade, o bom ritmo ainda verificado nos embarques ao exterior permite prever uma estimativa que pode ultrapassar 18,6 milhões de toneladas e avançar 5%.

 

ABATE DE SUÍNOS (milhões cabeças)

Rações 2020

Fonte: SIGSIF/MAPA, adaptado Sindirações