Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Panamá

Setor suíno levará cerca de seis meses para se recuperar

Houve falência de mais de 70% dos pequenos e médios produtores, disse Juan Guevara, presidente da Associação Nacional dos Produtores de Carne Suína (Anapor).

Pigs who are photographed on one of farms
Pigs who are photographed on one of farms

O setor suíno nacional do Panamá levará seis meses para se recuperar, após três anos difíceis para os criadores de suínos , como resultado das importações feitas durante a administração anterior.

Juan Guevara, presidente da Associação Nacional de Produtores de Suínos (Anapor), disse ao Panamá América que a atividade está deprimida. ” Houve uma falência de mais de 70% dos pequenos e médios produtores, quase 50%”.

Como o ciclo de produção de suínos não é de um dia para o outro, levará entre 2 ou 3 meses para a produção começar a se regularizar e o benefício poderá ser visto em mais 4 meses, ou seja, cerca de 6 meses a serem Recupere o caminho do crescimento anual de 10% , explicou Guevara.

Até 2017, o setor suíno cresceu a uma taxa anual de 10% , no entanto, devido ao aumento das importações, elas diminuíram 10% , tanto que, até o final de 2019, serão contados menos 50 mil porcos abatidos.

Nova esperança

O anúncio das autoridades do Instituto de Marketing Agrícola (IMA) e do presidente Laurentino Cortizo , ontem em entrevista coletiva, é bem visto pelo setor, que aspira a dias melhores.

“A medida oportuna pode restaurar a confiança do produtor , já que a situação não foi a falta de tecnologia ou capacidade, mas é a garantia do mercado”, afirmou Guevara.

A partir de janeiro de 2020, produtores, agronegócios e autoridades realizarão reuniões para atingir a produção de 500 mil presuntos que serão vendidos nas Naviferias no próximo ano.

Nas Naviferias que ocorreram de 4 a 19 de dezembro, foram vendidos 277 mil 92 presuntos para piquenique e pernas desossadas.

Neste ano, o IMA comprou cerca de 280 mil unidades de presunto pelo valor de 3 milhões de 920 mil dólares. Os produtores receberam US $ 22 por unidade de presunto , mas a população os comprou por US $ 8.