Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Silagem de grão úmido

Uma alternativa para reduzir os custos e aumentar a qualidade da alimentação dos suínos.

Redação SI 29/01/2002 – A silagem de grão úmido é um processo de ensilagem, no qual se armazena somente os grãos da planta de milho. A colheita é feita com colheitadeira convencional quando a umidade dos grãos estiver entre 30% a 40%. Após a colheita, os grãos devem ser moídos a uma textura fina (suínos), quebrados ou laminados (bovinos), facilitando a compactação posterior.

Os grãos podem ser armazenados em silos de diferentes tipos, como trincheira ou bags, onde deverão ser bem compactados e cobertos com lona plástica resistente (dupla face). Em média, são armazenados entre 1.000 a 1.300 kg (15 a 19 sacos com 13% de umidade) de grão úmido por metro cúbico de silo.

Esta prática pode ser economicamente rentável ao suinocultor, pois o isenta de taxas, impostos e transporte, uma vez que armazena o milho em sua propriedade; as perdas por ataque de fungos, ratos, carunchos, etc, são menores; a digestibilidade é maior, portanto o desempenho do animal melhora; mantém a qualidade nutricional do grão ao longo do tempo que está armazenado, entre outras.

E entre as desvantagens está a dificuldade ou impossibilidade de comercialização desse grão. A necessidade de preparo diário da dieta dos animais também é obrigatória, pois a mistura do grão úmido com o núcleo poderá gerar aquecimento e provocar diarréia nos animais.