Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Simpósio de nutrição animal vai destacar conceito de energia líquida (EL)

O valor de energia fornecido pelo sistema de EL é o mais próximo do "verdadeiro" teor energético de uma ração.

Redação SI 13/09/01 – “Existem diferentes definições e descrições para energia”, afirma o professor da Universidade Federal de Santa Maria (RS), Alexandre Pires Rosa. “Pode-se atribuir diferentes valores de energia às rações segundo a etapa considerada na utilização de energia (energia digestível = ED, energia metabolizável = EM e energia líquida = EL)”. Segundo Jean Noblet (2001), o custo da ração é o mais importante fator na suinocultura. E o peso maior na composição do custo recai justamente no componente energético. Devido a isso, é importante estimar com precisão o valor energético das rações.

A avaliação do teor energético da alimentação dos suínos geralmente está baseada em teores de energia digestível (ED) e energia metabolizável (EM). No entanto, a estimativa mais próxima da ideal é da energia líquida (EL), que considera as diferenças na utilização metabólica de EM para os nutrientes. A EL é definida como a energia metabolizável menos o incremento calórico. Desta forma, o valor de energia fornecido pelo sistema de EL é o mais próximo do “verdadeiro” teor energético de uma ração.

“Este sistema é muito interessante, pois permite predizer de forma mais precisa o desempenho dos suínos e implementação de novas abordagens”, diz Rosa. Estas informações serão mais bem detalhadas durante o 1 Simpósio Internacional de Nutrição Animal – Proteína Ideal, Energia Líquida e Modelagem, que ocorre entre os dias 03 e 05 de outubro no Park Hotel Morotin, em Santa Maria (RS).

Para obter mais informações sobre o evento clique no link abaixo.