Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sindan deve sofrer mudanças estruturais

A participação das multinacionais na diretoria do sindicato deverá ser ampliada ainda em 2001.

Da Redação 26/11/2001 – Um novo estatuto, que vem sendo estudado pelas indústrias associadas, deve ampliar a participação das multinacionais na direção do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). Essa decisão pode ser confirmada numa assembléia que deve ser realizada ainda em dezembro deste ano. A legislação atual só permite a participação de brasileiros na diretoria, impedindo que grande parte das multinacionais possuam representantes entre os diretores do sindicato, com o novo estatuto isso seria corrigido.

Mas não é só isso que deve mudar. A própria estrutura administrativa também deve sofrer alterações. O novo estatuto prevê a criação de um Conselho Administrativo, que seria o responsável pelo gerenciamento da entidade. Se aprovadas, essas mudanças começam a vigorar em junho de 2002, quando se encerra o mandato da atual diretoria.

Há mais de 25 anos como presidente da entidade, Nelson Antunes comenta que há uma preocupação das empresas nacionais de que essas mudanças tragam algum tipo de prejuízo a elas. Mas, para ele, o equilíbrio entre as indústrias brasileiras e estrangeiras não deve ser alterado. “O assunto vem sendo tratado com bastante seriedade dentro do Sindan e espero que não haja modificações neste equilíbrio”.