Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Segurança dos Alimentos

Sindirações integrou a reunião do Codex que discutiu os Princípios Gerais da Higiene de Alimentos

A entidade integrou a delegação brasileira que participou da 52ª edição do Codex Committee on Food Hygiene (CCFH)

Sindirações integrou a reunião do Codex que discutiu os Princípios Gerais da Higiene de Alimentos

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), participou da 52ª reunião do Codex Committee on Food Hygiene (CCFH) como parte da delegação brasileira, liderada por Ligia Schreiner, da Gerência-Geral de Alimentos (GGALI) da Anvisa. Representou o Sindirações Angela Pellegrino Missaglia, consultora para assuntos relacionados à segurança de alimentos, além de representantes do MAPA (Ministério de Agricultura e Abastecimento), de universidades e da indústria de alimentos.

O Codex Alimentarius Commission é uma estrutura que faz parte da ONU, juntamente com OMS (Organização Mundial da Saúde) e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), e só participam das reuniões governos e seus convidados para suporte técnico. O Sindirações dá apoio ao MAPA em três comitês do Codex Alimentarius: o de Higiene de Alimentos (CCFH); Drogas Veterinárias (CCRVDF)e a Força Tarefa de Alimentação Animal (TFAF), que é acionada quando necessário. O Codex Alimentarius gera documentos que são utilizados internacionalmente para definição de regulamentos, normas, padrões e guias definidos por esses e outros diferentes comitês.

Nesta 52° reunião do Comitê de Higiene de Alimentos, foi aprovado o documento GENERAL PRINCIPLES OF FOOD HYGIENE (CXC 1-1969) (Princípios Gerais da Higiene de Alimentos). “Este é o principal documento da área de alimentos, tanto para a alimentação humana quanto para a alimentação animal, porque traz todos os cuidados que se deve ter durante o processo de produção e uma boa parte dele detalha a Análise Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC”, informa Angela Pellegrino Missaglia, consultora para assuntos relacionados à segurança de alimentos do Sindirações.

A coordenação da discussão da árvore decisória do APPCC ficou a cargo do Brasil e o documento segue agora para adoção da Codex Alimentarius Commission que se reúne no final de 2022. Além do documento sobre APPCC, foram encaminhados durante esta edição do Codex Committee on Food Hygiene – CCFH 2022 os seguintes documentos:

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA O CONTROLE DE SHIGA TOXINA EM CARNE CRUA, VEGETAIS FOLHOSOS, LEITE CRU, QUEIJOS DE LEITE CRU E BROTOS – que continuará a ser discutido na edição 53 do CCFH.

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA USO SEGURO E REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTO – em fase inicial e continuará a ser discutido nas próximas reuniões.

PROJETO DE ORIENTAÇÃO PARA A GESTÃO DE SURTOS EPIDEMIOLÓGICOS – documento também aprovado pelo comitê.