Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sistema de manejo Todos Dentro - Todos Fora

Veja como é utilizado este sistema para manter a limpeza e a desinfecção da granja.

Redação SI 22/01/2002 – O sistema de manejo Todos Dentro-Todos Fora (TD-TF) fundamenta-se na formação de grupos de animais que são todos transferidos de uma instalação para outra dentro da granja ao mesmo tempo, semanal ou quinzenalmente.

Considerando o manejo nas maternidades, esse sistema consiste numa série de salas de parto, ao invés de uma única, onde um grupo de porcas irá parir numa mesma sala, num mesmo período de tempo e são todas desmamadas simultaneamente. Dessa forma, pode se fazer a limpeza e a desinfecção completas e ao mesmo tempo em todas as áreas da sala de parto, quebrando-se dessa forma o ciclo de transmissão da flora microbiana dos animais velhos para os mais novos e fornecendo aos leitões um ambiente com concentração de agentes patogênicos praticamente semelhantes ao de uma granja nova.

Atualmente, o sistema TD-TF é adotado principalmente na maternidade e na creche. Infelizmente, a possibilidade de se usar o mesmo sistema nas outras instalações da granja só raramente é considerada, o que resulta numa perda potencial na produtividade da granja. O seu uso só é recomendado em criações com mais de 36 matrizes, sendo essencial em granjas com mais de 72. Os eventuais aumentos nos gastos com alojamento são plenamente compensados e recuperados pela redução na taxa de mortalidade e de morbidade e pela redução nos gastos com medicamentos, resultando em ganhos de produtividade.