09-Ago-2018 09:25 - Atualizado em 09/08/2018 11:33
Em setembro

SNCS amplia atuação no varejo brasileiro em prol dos suinocultores

Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) estreia no dia 13 de setembro com a missão de incentivar o consumo entre brasileiros

A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) estreia no dia 13 de setembro com a missão de surpreender mais uma vez com a diversidade de cortes e as vantagens da carne suína e de incentivar o seu consumo entre os brasileiros. A iniciativa de sucesso da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e com o apoio do Sebrae Nacional, tem como um dos seus pilares uma atuação sistêmica, trazendo benefícios para produtores, indústria, varejo e consumidores. Neste ano, a edição expande para sete bandeiras e chega a 624 lojas em 17 estados brasileiros.

A SNCS de 2018 traz como diferencial o atendimento ao público de A a D, o aumento da sua presença em Guarulhos, região metropolitana da maior cidade do país, e também no estado do Rio de Janeiro, um dos grandes centros de consumo do Brasil. Tudo isso porque deu as boas-vindas às redes Lopes Supermercados e Hortifruti – Natural da Terra, que se juntam às bandeiras Extra, Pão de Açúcar, Oba Hortifruti e St. Marche para formar a maior vitrine da carne suína no varejo brasileiro, presente em cerca de 10% do faturamento do setor alimentício nacional.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que o histórico de seis anos da campanha, que começou apenas nas redes GPA, em 2012, foi muito importante para a criação e aperfeiçoamento da estratégia de treinamentos que hoje se adequa a diferentes perfis de varejo. “Começamos com o maior grupo de varejo do Brasil com uma experiência bem-sucedida e trazemos essa realidade para outras redes com diferentes especificidades e perfis, ampliando as oportunidades da carne suína de forma contínua para produtores, indústria e varejo”, pontua.

Conheça as redes participantes

Participando pela sexta vez, o GPA investe durante o mês de agosto em treinamentos para colaboradores de açougue com foco em qualidade nutricional e potencial gastronômico da carne suína, além de palestra motivacional com foco em estratégia de vendas para engajar a equipe durante a realização da campanha nas lojas.

Marcada por sua variedade, qualidade e promoções, a bandeira Extra levará a SNCS para 300 lojas distribuídas em 17 estados, apostando na diversidade da carne suína e na tradição do produto nas suas gôndolas. A rede premium do grupo, a bandeira Pão de Açúcar, participa com 187 lojas em 12 estados, encantando os clientes com seu atendimento diferenciado e aumentando a procura da proteína.

O gerente comercial de aves, suínos e peixaria do GPA, Rafael Guinutzman, acredita no potencial da SNCS e aposta no crescimento de vendas nesta edição. “A carne suína está entre as proteínas mais saudáveis e menos consumidas entre os brasileiros. O incentivo do consumo se dá pela praticidade de preparo, sabor e preço acessível. A expectativa das redes Extra e Pão de Açúcar é crescer 20% na comparação com a Semana realizada no ano passado”.

Participante da SNCS pelo segundo ano, o Oba Hortifruti levará para suas 36 lojas em São Paulo e Distrito Federal a diversidade de cortes de carne suína com a excelência em qualidade que já é marca registrada da rede. Este ano, os treinamentos serão motivacionais para incentivar a equipe de açougueiros, promotores de vendas e gerentes a se engajarem ainda mais com a campanha.

A rede comemorou o crescimento de 80% nas vendas no ano passado e mira mais uma vez nos bons resultados. De acordo com a gerente de produto do Oba Hortifruti, Renata Vieira Conde e Melo, a rede acredita no potencial da proteína para alcançarem um aumento de 20% sobre o resultado anterior. “Apostamos muito nesta proteína, não só por entendermos o tamanho desta oportunidade de negócio, mas também por enxergarmos na carne suína total sinergia com o nosso posicionamento de marca, ao representar uma aliança perfeita entre saudabilidade e muito sabor”, afirma.

Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2017, que elevou em 143% as vendas de carne suína durante a SNCS, a maior rede de supermercado premium de São Paulo, o St. Marche, se prepara para levar a campanha mais uma vez para suas 18 lojas localizadas na cidade. Conhecida pela sua curadoria e pelo serviço de personal shopper que auxiliam os clientes nas compras, a rede quer superar os resultados positivos mantidos durante o período pós-campanha.

“Crescemos na SNCS e mantivemos os patamares alcançados nos meses consecutivos. Isso significa que os clientes reconhecem o Marche como referência de venda de carne suína. Nesta edição, queremos consolidar nosso posicionamento, oferecendo o melhor que a proteína pode oferecer ao mercado consumidor”, se posiciona a coordenadora de perecíveis, Fabiana Farrah.

Estreante na SNCS, a Rede Hortifruti – Natural da Terra amplia a penetração da campanha no Rio de Janeiro e no Espirito Santo, além de intensificar a presença em São Paulo. Ao todo, são 45 lojas que se diferenciam como especialistas em alimentos frescos e tem no DNA o incentivo a educação do cliente por meio de campanhas e conteúdos especiais, o que vem em consonância com as diretrizes da SNCS.

Além dos treinamentos voltados aos açougueiros para o incremento de novos cortes de carne suína nas gôndolas, o Hortifruti – Natural da Terra também investe em capacitação de gerentes, promotores de vendas e nutricionistas da rede. "A expectativa da Hortifruti é ter acesso à informação de qualidade sobre a carne suína, o que eu considero ser muito valioso para nossas operações. Esperamos imprimir outro ritmo de venda da proteína em nossas lojas e que o ponto de venda transpareça esse trabalho. Queremos reconhecer a carne suína como um diferencial competitivo na nossa empresa", explica o diretor comercial, Leonardo Miyao.

Com presença forte na 2ª maior cidade em população do estado de São Paulo – Guarulhos, a rede Lopes Supermercados também vê na SNCS uma oportunidade para capacitar sua equipe e ampliar as vendas da carne suína com novo sortimento e porcionamento dos cortes suínos em suas 30 lojas. Com previsão de crescimento de 40%, a rede acredita que o engajamento e o treinamento da equipe serão diferenciais no período.

“Teremos ganhos juntos aos nossos clientes dos benefícios e reforço da cultura do consumo da carne suína. A parceria com a ABCS ajuda nesta construção e demonstra quão evoluídos e preparados a cadeia de suínos se encontra. E demonstram isto através da parceria com o varejo”, pontua o comprador comercial de açougue do Lopes, Claudio Alves dos Santos.

A SNCS chega ao varejo brasileiro no período de 13 a 27 de setembro com diversidade de cortes e campanhas educativas sobre o sabor, saudabilidade e versatilidade da carne suína.

Redação SI
Deixe seu Recado