Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Premiação

Software de gestão ambiental da suinocultura da Embrapa recebe prêmio Fritz Müller

A divulgação foi feita nesta semana pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA).

Software de gestão ambiental da suinocultura da Embrapa recebe prêmio Fritz Müller

O Software de Gestão Ambiental da Suinocultura (SGAS) desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves foi um dos vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller, que visa reconhecer as empresas e organizações que desenvolvem projetos na área do meio ambiente em Santa Catarina. A divulgação foi feita nesta semana pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA).

O software foi vencedor na categoria “Projeto de pesquisa”. A solenidade de entrega da premiação está prevista para o dia 3 de dezembro na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

Lançado em setembro de 2020, o SGAS é um pacote de aplicativos web que facilita a gestão e o licenciamento ambiental de granjas de suínos. Inédita no Brasil, a ferramenta digital abrange diversas funcionalidades que automatizam e padronizam projetos e análises de processos de licenciamento ambiental, antes elaborados de forma manual ou por meio de planilhas. O objetivo é trazer confiabilidade e rastreabilidade não apenas às propriedades, mas também aos estados onde o sistema for adotado e, consequentemente, à produção nacional de suínos.

O SGAS está disponível gratuitamente no site da Embrapa Suínos e Aves (embrapa.br/suinos-e-aves) e é indicado para produtores rurais, profissionais de assistência técnica, extensão rural e licenciamento ambiental, gestores de agroindústrias e cooperativas e analistas de órgãos ambientais, além de gestores públicos que atuam nas áreas de tratamento de resíduos, meio ambiente, agronomia e engenharias agrícola, sanitária e ambiental.

O Prêmio Fritz Müller – Concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. O nome do Prêmio é uma homenagem ao naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos.

O prêmio é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado.