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Logística

Sotran recebe aporte de R$ 100 mi para investir no seu "Uber do agronegócio"

A empresa, que faturou 1,2 bilhão de reais em 2020, é dona do Tmov, um aplicativo que conecta caminhoneiros a empresas de agronegócio<br /> 

Sotran recebe aporte de R$ 100 mi para investir no seu "Uber do agronegócio"

A empresa de logística Sotran, especializada no agronegócio, acaba de receber um aporte de 100 milhões de reais liderado pelo fundo de private equity americano Arlon Group (que já investia na empresa) e pelo grupo FitPart. O investimento milionário vai ajudar a empresa a ampliar sua plataforma digital para caminhoneiros, a Tmov.

Fundada em 1985 por Ruber Dallamaria e Rosler Dallamaria, a empresa nasceu como uma transportadora. Foi só em 2016, quando o Arlong Group entrou no negócio como investidor, que a companhia decidiu mudar o foco e apostar em tecnologia, criando um aplicativo que conecta caminhoneiros, transportadoras e empresas de agronegócio. Na época, Charlie Conner, que comandava o fundo, passou a ser o presidente da Sotran.

De lá para cá, a empresa cresceu. Em 2020, o grupo terminou o ano faturando 1,2 bilhão de reais, 10% a mais que no ano anterior. Boa parte desse crescimento foi impulsionado pela Tmov, que aumentou seu faturamento em 201% de um ano para o outro.

Como funciona

A Tmov conecta os motoristas parceiros a mais de 900 clientes, como Seara, Cargill, Coopersucar, Yara e BRF. Essas empresas informam as cargas disponíveis e os motoristas podem aceitar fazer o frete e trocar toda a documentação pela própria plataforma.

Como há mais de um cliente usando o serviço, os caminhoneiros também evitam viajar com o caminhão vazio. Na volta de uma viagem para levar grãos aos portos do litoral, o motorista pode aproveitar e levar um carregamentos de fertilizantes para o interior.

A empresa não está sozinha no mercado. Outras startups, também capitalizadas, disputam espaço na digitalização do setor de logística. Uma delas é a CargoX, fundada em 2013 pelo argentino Federico Vega e que já recebeu pelo menos 250 milhões de dólares em aportes. Outra é a Truckpad, criada em 2013 por Carlos Mira e que tem nomes como a Mercedes-Benz do Brasil e chinesa Full Truck Alliance entre seus investidores.