Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

SP deve fomentar inclusão de carne suína em escolas municipais

Secretaria de Agricultura vai apoiar regulamentação da lei em Capão Bonito e adesão de outras cidades

SP deve fomentar inclusão de carne suína em escolas municipais

Tiular da Codeagro, José Valverde Machado Filho forneceu orientações ao prefeito de Capão Bonito Marco Citadini Recentemente, o legislativo de Capão Bonito aprovou a lei que diz respeito à inclusão de carne suína nas escolas municipais da cidade (Leia a matéria aqui). Após reunião entre a gestão municipal e a secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o secretario Arnaldo Jardim disse apoiar a iniciativa e ainda se comprometeu a divulgar-la para que outras cidades possam aderir. Os representantes se encontraram na última terça-feira (18/07). 

De acordo com informações da secretária, durante a reunião, com a presença do prefeito Marco Citadini, que apresentou a Lei nº 4.303, executivos da Pasta e o presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira Júnior, o grupo apresentou a ideia objetivando que a secretaria forneça amparo jurídico e técnico na regulamentação, de forma que outras prefeituras possam aderir à ação, fortalecendo a suinocultura paulista.

“Além de fornecer o apoio para a regulamentação da lei, a ideia é divulgarmos, para que outros municípios possam adotar ação semelhante. Apoiar o pequeno produtor para gerar mais empregos e renda e zelar pela produção de alimentos mais saudáveis à população são diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Pasta”, afirmou o secretário Arnaldo Jardim.

Assim, ficou definido que por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), a secretaria orientará a elaboração de editais, garantindo o acesso dos agricultores familiares ao processo de compras públicas voltadas à alimentação escolar. Titular da Codeagro, José Valverde Machado Filho, disse que a partir de uma minuta do decreto, serão incorporadas as sugestões da pasta estadual para atender aos produtores e à demanda da prefeitura. “A ideia é colocar um modelo de edital como um anexo da regulamentação, que sirva como referência, que possa estimular o consumo da carne suína”, afirmou, destacando ainda a orientação da equipe sobre o Selo Produto de São Paulo e de estabelecimentos certificados pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisp).

A ação da Secretaria terá ainda a colaboração do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), para a formulação de políticas públicas junto aos municípios, ampliando a ação de Capão Bonito a outros locais.

Ação beneficiará suinocultura paulista, afirmou o secretário Arnaldo JardimDe acordo com o prefeito Marco Citadini, a iniciativa visa trazer maior qualidade à merenda escolar e estimular a produção agropecuária, especialmente pela agricultura familiar. “Chegamos a comprar até 90% de produtos da agricultura familiar. Hoje, há 400 produtores fornecendo legumes e verduras à merenda escolar. Além de ter o enriquecimento da merenda, há a geração de renda no município por meio das associações de produtores. É uma forma de estimular a atividade e preparar para que vendam a outros municípios, mantendo a população na zona rural”, contou o prefeito, acompanhado dos vereadores Carlos Chaves e Márcio Souto de Proença, dois dos autores do projeto de lei.

Para o produtor Antonio Ianni, a melhor apresentação da carne poderá ser feita em cubos, tiras e moída. “É importante salientar a qualidade da carne, pois não há carne suína de segunda, visto que todos os cortes têm qualidade semelhante. Para a merenda escolar, é preciso priorizar a praticidade. A associação se compromete a se adequar às necessidades da merenda, que em nosso ponto de vista, pode ser melhor utilizada”, explicou.  

Para o presidente da APCS, Valdomiro Ferreira Júnior a parceria será positiva para toda a cadeia produtiva e sociedade. “Será um benefício fantástico à suinocultura paulista, bem como aos produtores de milho e de soja, pontos de açougue e varejista, laboratórios fábricas de ração, um conjunto de agentes da cadeia que ganharão com a medida. O benefício maior será para as crianças, que terão à disposição carne fresca, saudável e de fácil digestibilidade”, afirmou.