Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Startup desenvolve combustível renovável a partir de cascas de madeiras capaz de revolucionar a indústria naval

A indústria naval também está caminhando rumo a descarbonização e um exemplo disso é o combustível renovável, a base de cascas de madeira

Startup desenvolve combustível renovável a partir de cascas de madeiras capaz de revolucionar a indústria naval

No caminho da descarbonização, os biocombustíveis desempenham um papel importante e um deles se destaca em particular. A tecnologia de lignina líquida pode ser a resposta para um combustível renovável sustentável, dentro da indústria naval. Uma empresa na Holanda patenteou um processo termoquímico único, através das quais os resíduos florestais e agrícolas são transformados, no que eles chamaram de “ouro verde”. A Startup Vertoro desenvolveu um combustível de lignina estável e fácil de processar, mantendo suas propriedades naturais e mudando o cenário da indústria naval.

Entendendo o segredo por trás do combustível renovável da indústria naval

De acordo com a startup química apoiada por uma universidade – a lignina (biomassa lignocelulósica), não é apenas o recurso natural mais abundante e econômico no mundo mas também é altamente renovável.

Embora a biomassa contenha lignina em uma alta porcentagem (até 25%), a maior parte dela não é usada, por ser considerada de difícil processamento. A Vertoro desenvolveu um processo simples, no qual a lignina sólida é aquecida por 30 minutos, em qualquer solvente orgânico disponível no mercado, sem a necessidade de catalisadores adicionais.

O resultado é um produto que pode ser transformado em diversos combustíveis e materiais com alto desempenho, pois as propriedades naturais da lignina são preservadas, por meio desse método inovador e suave.