Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inovação

Startup Kemia vence o Inova Pork e irá apresentar sua tecnologia no espaço Digital Farming na AveSui EuroTier

Com foco no tratamento de águas residuárias na suinocultura, a startup conquistou a primeira edição do evento, promovido pela Embrapa Suínos e Aves, que teve nove finalistas selecionadas entre 46 inscritos

Startup Kemia vence o Inova Pork e irá apresentar sua tecnologia no espaço Digital Farming na AveSui EuroTier

Kemia vence Inova PorkA startup Kemia foi a grande vencedora da primeira edição do Inova Pork. Com a solução “Tecnologia Verde de Eletrofloculação e Eletro-oxidação para o Tratamento de Águas Residuárias”, a startup teve a melhor avaliação entre as nove finalistas e terá a oportunidade de apresentar sua solução para suinocultura dentro do Espaço Digital Farming da AveSui EuroTier South America, que acontece em Medianeira (PR), entre os dias 23 e 25 de julho.

Em segundo lugar, ficou a startup TransPork, com a solução “Monitoramento e Rastreabilidade no Transporte de Suínos da Granja ao Frigorífico”. A terceira posição foi conquistada com a tecnologia “Solução para Inseminação Artificial de Precisão – Agro 4.0”, da startup B.tools. Organizado pela Embrapa Suínos e Aves, o evento teve 46 startups inscritas, com dez selecionadas para a final, sendo que uma delas não pôde comparecer. As três primeiras colocadas foram classificadas para a etapa final do Pontes para Inovação, iniciativa que tem como objetivo conectar startups com investidores.

O Inova Pork é o primeiro desafio de ideias na suinocultura. Realizado na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC), de 31 de maio a 02 de junho, a proposta do evento foi o de fomentar a inovação de impacto na suinocultura e atrair pessoas inovadoras em qualquer estágio de maturidade, colaborando para que se tornem negócios e soluções para a cadeia produtiva de suínos.

KEMIA NA AVESUI EUROTIER

A Kemia estará junto com uma série de outras startups no espaço Digital Farming, criado dentro da AveSui EuroTier South America para ser uma vitrine de tecnologias inovadoras voltadas a solução dos principais desafios da cadeia produtiva de proteína animal. Além disso, a equipe da Kemia também ganhou o direito de acompanhar as palestras do XVIII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos e do IV Congresso de Zootecnia – Digital Farming. “Estar na AveSui EuroTier é uma grande oportunidade para apresentarmos nossa tecnologia para um público diretamente focado na produção animal, demonstrando como podemos auxiliar o setor produtivo de suínos a superar um dos seus grandes desafios, que é o tratamento dos dejetos”, afirma Rafael Celuppi, CEO da Kemia.

Em 2018, o mercado brasileiro estimado de tratamento de efluentes é de R$ 10 bilhões. Entretanto, segundo comenta Celuppi, não há neste mercado uma empresa dominante, sendo que, na grande maioria, elas oferecem tecnologias tradicionais. No caso da Kemia, a empresa domina as tecnologias disruptivas de eletro-oxidação, eletrofloculação e eletrofenton. Tratam-se de processos oxidativos avançados, que promovem a separação dos poluentes ou a oxidação completa, conversão do poluente em dióxido de carbono e água. “As tecnologias da Kemia geram grandes vantagens, principalmente no custo energético e no espaço de tratamento, que são as lagoas. Além disso, oferecemos total suporte aos clientes, atuando em todas as etapas”, reforça Celuppi.

A tecnologia desenvolvida pela Kemia já recebeu outros prêmios de inovação. Conquistou o prêmio de Inovação para a Indústria 2018, promovido pelo Senai, também o prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, organizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a principal premiação da área de química nacional; além do programa SC-Berlim de Inovação, realizado pela Fapesc, numa parceria entre Brasil e Alemanha.