Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sucesso de público na 5a. Rodada Goiana de Suinocultura

O evento foi realizado no último dia 6 e marcou discussões sobre o meio ambiente e a cadeia produtiva da carne suína.

Redação SI 10/12/2001 – Foi uma surpresa para a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) a quantidade de participantes da 5 Rodada Goiana de Tecnologia em Manejo de Suínos, realizada no dia 6 de dezembro, em Goiânia. As estimativas eram de 360 inscrições, mas o efetivo ultrapassou 400 participantes. “O número de pastas que havíamos feito para o evento não foi suficiente”, comemora o presidente da entidade, Júlio César Carneiro, pelo sucesso de público.

Os destaques do encontro ficaram por conta do painel de meio ambiente, realizado pela manhã, e do painel da cadeia produtiva da carne suína, apresentado à tarde. No primeiro, pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, suinocultores e representantes de várias agroindústrias falaram sobre a experiência da criação de suínos sobre cama, tratamento de dejetos e compostagem de carcaças suínas. “Este painel abriu uma discussão muito boa entre os participantes”, diz Carneiro.

No final da tarde, a discussão girou em torno da cadeia produtiva da carne suína. “Chegamos a uma conclusão de que é necessário trabalharmos mais os cortes da carne suína”, revela o presidente. “Hoje, a dona de casa não encontra muitas opções de cortes nos açougues”. Júlio Carneiro explica que com a variedade de cortes e de peso da carne suína nos pontos de venda, a dona de casa teria mais condições de comprar e de preparar com mais frequência a carne suína. “Isso ajudaria, inclusive, no aumento do consumo da carne”.

Entre os debatedores deste painel estiveram o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), José Adão Braun; o da associação paulista, Valdomiro Ferreira Júnior; o da associação mineira, José Arnaldo Penna; o secretário de Agricultura de Goiás, Leonardo Moura Vilela; representantes da Faeg, Sebrae, Associação das Donas de Casas de Goiânia, Associação dos Supermercados, agroindústrias e consumidores.

Logo após o término das palestras os participantes foram convidados para um jantar dançante, no qual cerca de 800 pessoas dançaram ao som de três bandas e saborearam os tradicionais porco no rolete e porco à paraguaia.