Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultor aguarda exportação

A reabertura das exportações para o mercado russo no início de abril não é oficial.

Redação SI 27/03/2003 – A reabertura das exportações para o mercado russo no início de abril não é oficial. Ontem (26), o governador Luiz Henrique da Silveira e o secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa, discutiram a questão com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Sopelsa disse que pessoas ligadas ao Ministério da Agricultura da Rússia confirmaram a intenção de voltar a comprar carne suína brasileira, inclusive de Santa Catarina. Desde 24 de dezembro os catarinenses não vendem para a Rússia, medida que se estendeu para outros estados neste mês.

O presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, Paulo Tramontini, também está otimista com a retomada das vendas para a Rússia. “Nossa fonte de informações é fidedigna”.

A suspensão agravou a crise no setor. O mercado representa 80% das exportações, que em 2002 foram de 470 mil toneladas. “Não é oficial, mas temos boas perspectivas”, disse Tramontini.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da Coopercentral Aurora, José Zeferino Pedrozo, prefere ser mais cauteloso. “Expectativa faz tempo que tem”, disse. Pedrozo destacou ainda que é preciso saber em que condições o Brasil vai voltar a exportar. Numa das propostas de cotas, o Brasil exportaria 37 mil toneladas se fosse pela média até 2001.

Ontem, o ministro da Agricultura se comprometeu a encaminhar ao Conselho Monetário Nacional uma solicitação da comitiva catarinense de renegociar as dívidas dos suinocultores e incluí-las no Programa Especial de Saneamento Agropecuário (Pesa), com novos prazos e juros.