Bolsa de Suínos

Suinocultores contam com novos realinhamentos de preços para as próximas semanas

Mesmo que em dois meses não seja possível rever todo o prejuízo decorrente das dificuldades com custos de produção, os suinocultores, desde novembro, estão experimentando melhoras nos preços do animal semanalmente. Nesta semana, a Bolsa de Suínos em São Paulo definiu o valor de R$ 4,53 a R$ 4,64/Kg do animal vivo. Em Minas Gerais, por fim, chegou-se a um acordo de contentamento dos produtores, R$ 4,60. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul também houve um acréscimo no quilo para R$ 4,10 nos dois estados.

De acordo com a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), os valores com comercialização ficaram definidos entre R$ 85,00 a R$ 87,00/@ equivale a R$ 4,53 a R$ 4,64/Kg vivo condições bolsa. Na opinião de grande parte dos criadores a tendência para os próximos dias, é um novo realinhamento de preços para cima, comunicou a entidade. Foram observados negócios entre R$ 7,00/Kg a R$ 7,10/Kg da carcaça suína na região de Campinas/SP.

“A primeira semana do mês de dezembro teve alteração em termos de preços nominais, motivado por uma redução na oferta e maior procura por animais vivos em função da estocagem por parte dos frigoríficos e, principalmente, os pontos de varejo também já estão fazendo um estoque estratégico para o final do ano”, contou Ferreira Júnior. “Isso nos dá uma certeza de que, pelo menos, para as próximas duas semanas devemos ter novos realinhamentos de preços”, disse. Assista:

A bolsa de suínos de Santa Catarina acompanha a reação do mercado nacional e fechou a segunda-feira em R$ 4,10. Em análise de mercado desta semana, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, afirma que os custos de produção baixaram. “Os produtores estão conseguindo comprar a saca de milho nas regiões Oeste e Meio-Oeste entre R$ 41 e R$ 42 posto na propriedade. A tonelada da soja está sendo comercializada a R$ 1.090,00. Esses fatores mostram a diminuição dos custos de produção. Contudo, o preço do quilo do suíno no mercado integrado ainda esta entre R$ 2,90 e R$ 3. No mercado independente tivemos uma ligeira melhora de R$ 0,10”, comentou.