Guia Gessulli
Mato Grosso

Suinocultores do MT terão incentivo para capacitação em manejo, gestão e sanidade

Suinocultura Industrial
10-Mar-2017 09:04 - Atualizado em 10/03/2017 10:43

,
Nesta quinta-feira, Frente Parlamentar da Suinocultura se reuniu com representantes da Acrismat e a Embrapa Suínos e Aves.(Foto: Marcos LopesALMT)
Através da iniciativa da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Embrapa Suínos e Aves (SC) junto a Frente Parlamentar da Suinocultura, os pequenos suinocultores de Mato Grosso passarão a ter mais opções de capacitação e acesso a tecnologias para atuarem em suas propriedades.

Nesta quinta-feira (09/03), a frente parlamentar articulou uma videoconferência entre dirigentes do segmento, técnicos do governo, da Prefeitura de Cuiabá e pesquisadores da Embrapa para repasse de conhecimento sobre manejo, questões sanitárias, gestão, projetos e mercado.

Em uma próxima etapa do trabalho da frente parlamentar e da associação, será elaborado um plano de ação para realizar workshop e treinamento com implantação de unidades de referência de transferência de tecnologia.

Suinocultura em MT

De acordo com o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, existem 144 mil matrizes de granjas comerciais e tecnificadas no estado e 35 mil propriedades suinícolas, das quais 480 são comerciais. O plantel estimado é de 2,5 milhões de cabeças.

“Nós, da Acrismat, por meio do seu presidente, enxergamos que é extremamente importante trabalhar com os pequenos produtores, capacitando quanto à consciência ambiental, sanitária e econômica, além de inserir esses pequenos produtores na área comercial”, justifica a parceria.

Custódio alerta para a necessidade de haver capacitação dos pequenos produtores e todos as instituições e organizações envolvidas na cadeia produtiva. “Nós temos que treinar os multiplicadores e começar a capacitar os pequenos produtores para inserir eles em atividades que possam trazer benefícios como divisas para o estado e geração de emprego e renda”.

Tecnologia Embrapa

Na ocasião, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele, fez uma palestra na videoconferência e expôs o programa para o setor desenvolvido pela instituição como parte da transferência de tecnologia e práticas aos suinocultores, de acordo com a demanda deles. Ele afirma que a abordagem importantes para a pequena suinocultura é o empreendedor saber das principais fases do negócio.

Ano de 2022 inicia com preço do suíno em queda e custos em alta
20 de Janeiro de 2022
Análise de Mercado

Ano de 2022 inicia com preço do suíno em queda e custos em alta