Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Suinocultores do Oeste do Paraná terminam 2017 com mercado em expansão

Na região a produção cresceu, o que incentiva os investimentos. Produção paranaense deve fechar 2017 com 750 mil toneladas de carne

Suinocultores do Oeste do Paraná terminam 2017 com mercado em expansão

Os criadores de suínos do Oeste do Paraná devem terminar o ano com o mercado em expansão. De acordo com o Globo Rural, nesta região do estado a produção cresceu, o que incentiva os investimentos de olho no futuro.

De acordo com o noticiário, o ano de 2017 foi um recomeço para o produtor Júlio César Cirico. “O agricultor, de Cascavel, no oeste do Paraná, mexeu a vida toda com gado leiteiro. Como a atividade não ia bem, resolveu trocar a ordenha pela engorda de suínos.  A nova granja da família abriga 870 animais. O produtor está feliz da vida com os resultados e a decisão que tomou”, contou o veículo especializado.

A região oeste concentra 45% da suinocultura do Paraná. Neste ano, a produção de suínos da Cooperativa de Cascavel cresceu 50%, chegando a 1,8 mil cabeças por dia. O que alavancou esse crescimento foi o custo da produção, que diminuiu.

Segundo o G1, outro fator que também ajuda aos bons resultados foi o baixo custos, que caiu de R$ 3,80 o quilo do animal vivo em janeiro para R$ 3,35 em novembro. “O bom retorno tem animado o produtor a apostar na atividade. Em uma cooperativa de Cascavel, no oeste do Paraná, por exemplo, a produção aumento 50%, chegando a 1,8 mil porcos abatidos por dia. Com estes números, a expectativa é dobrar a produção em quatro anos”, noticiou o portal.

O Paraná já é o segundo maior produtor de carne suína do país, com quase 20% da produção nacional. A produção paranaense deve fechar 2017 com 750 mil toneladas de carne.  Mais de 65% estão no oeste do estado.