Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultores estão preocupados com escassez de milho

Criadores de suínos se reuniram nessa segunda-feira (4), na Assembléia Legislativa, para buscar soluções para a crise que afeta o setor.

Redação SI 05/11/2002 – Criadores de suínos se reuniram nessa segunda-feira, na Assembléia Legislativa, para buscar soluções para a crise que afeta o setor. Para o presidente da Comissão de Suinocultura da Farsul, João Picoli, um dos  problemas mais graves a ser solucionado é o da falta de milho no RS. Ele afirma que a Conab dispõe de apenas 60 mil toneladas do cereal para o Estado, para colocação no mercado até fevereiro, enquanto a demanda no período é de mais de 300 mil toneladas. O dirigente espera que uma saída para este impasse seja construída na audiência pública da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa que acontece na próxima quinta-feira com a presença do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Célio Porto.

Picoli ainda informa que na audiência pública também deverá estar presente o Ministério Público, para que se possa investigar e esclarecer a realidade dos custos da cadeia produtiva de suínos, já que os números apresentados pelo comércio e indústria são conflitantes.

Já com relação à saída de animais do Rio Grande do Sul, os produtores estão esperançosos. Esperam que ela esteja completamente normalizada após a reunião da OIE, ainda neste mês, no Brasil, que deve declarar o Estado zona livre de aftosa.

João Picoli também acrescenta que os produtores estão defendendo um marketing agressivo para incentivar o aumento do consumo de carne suína.