Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

Suinocultores tailandeses estão irritados com surtos de peste suína africana

A confirmação oficial do governo da presença da doença desencadeou uma tempestade política, com um parlamentar da oposição acusando o governo de um acobertamento de anos. 

Suinocultores tailandeses estão irritados com surtos de peste suína africana

A suinocultora tailandesa Jintana Jamjumrus, 75, suspeitou há dois anos que seu rebanho havia sido infectado com peste suína africana quando dezenas de animais morreram após desenvolver sintomas.

Mas o governo tailandês insistiu até o mês passado que a doença viral mortal dos porcos – que matou centenas de porcos na Europa e na Ásia – não havia entrado na Tailândia.

A confirmação oficial do governo da presença da doença desencadeou uma tempestade política, com um parlamentar da oposição acusando o governo de um acobertamento de anos. Um vice-ministro da Agricultura negou a acusação.

“Não há como eles (autoridades) não saberem. Porcos morreram em todo o país e eles ainda disseram que não havia surto. Por que o encobrimento?” disse Jintana.

O governo tailandês detectou a peste suína em 22 áreas em 13 províncias e abateu mais de 400 porcos em fazendas afetadas, disse Bunyagith Pinprasong, diretor do Bureau of Disease Control and Veterinary Services.

Bunyagith disse que as autoridades abateram quase 300.000 porcos considerados de alto risco da doença entre 2019 e 2021, mas não foi detectado em nenhuma de suas amostras.

A maioria das mortes de porcos foi devido à síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRS), acrescentou.

Quando a Tailândia confirmou o primeiro surto de PSA no mês passado, quase 100.000 pequenos proprietários, ou aqueles que criam até 50 porcos, haviam desaparecido, deixando apenas 79.000, mostram números do governo sobre a indústria pecuária.

Os rebanhos de pequenos agricultores foram reduzidos pela metade para 1 milhão de porcos, respondendo pela maior parte da perda no rebanho nacional, que é de 10,85 milhões, 17% abaixo dos 13,1 milhões do ano passado, mostram os dados.

A redução no gado levou os preços domésticos da carne suína a um recorde histórico. Os preços da carne suína no varejo em Bangkok subiram para 215 baht (US$ 6,47) por quilo em 11 de janeiro, a média diária mais alta no banco de dados do Ministério do Comércio, que remonta a 2001.

“Não teria ido tão longe com mais pequenos produtores ainda no mercado para contrabalançar o poder das grandes corporações”, disse Sittichai Suksomboon, um suinocultor de 55 anos.

A Tailândia suspendeu no mês passado as exportações de suínos vivos até abril para reforçar a oferta doméstica. Bunyagith disse que o governo planeja oferecer novos leitões aos pequenos produtores a preços com desconto, mas reconheceu que levaria até 10 meses para aliviar a escassez de oferta.