Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultores terão verba de estocagem

A linha esperada para a estocagem de suínos foi incluída no programa de apoio a comercialização e estocagem de produtos agropecuários, já existente.

Redação SI 04/07/2002 – A linha esperada para a estocagem de suínos foi incluída no programa de apoio a comercialização e estocagem de produtos agropecuários, já existente. O Mapa autorizou o uso de recursos das exigibilidades bancárias para desconto de Notas Promissórias Rurais e Duplicadas Rurais. A verba sairia da caderneta de poupança rural, que a partir desta safra terá que aplicar obrigatoriamente 40% dos seus recursos na agricultura. Os financiamentos poderão atingir R$ 2,5 bilhões no total, mas o plano não estipula a cifra disponível para os suinocultores. Além disso, estes financiamentos terão taxa de juros, entre 12% e 13%.

O preço mínimo para o quilo vivo do suíno não apareceu no anúncio como esperava o setor. Mesmo assim, o presidente da Associação Brasileiras de Criadores de Suínos (ABCS), José Adão Braum, tem expectativa de que isso possa ser negociado posteriormente com o Mapa.