Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Suinocultura da Colômbia comemora 1ª exportação: o destino foi Angola

Primeiro conteiner com 22 toneladas de carne suína colombiana partiu do Porto Marítimo de Cartagena

Suinocultura da Colômbia comemora 1ª exportação: o destino foi Angola

A produção suinícola colombiana concretizou o sonho de se tornar um setor de exportação. O primeiro embarque de carne de porco colombiana para a República de Angola foi realizado a partir do porto marítimo de Cartagena. O contêiner foi despachado com 22 toneladas de carne suína das empresas colombianas La Fazenda (Meta), Cervalle (Vale do Cauca), Supercerdo Paisa (Antioquia) e Porcival (Vale do Cauca).

“Hoje é um dia histórico. Todos os criadores de suínos devem se orgulhar porque esse é o reflexo de um trabalho criterioso e determinado de transformação e tecnificação do setor suíno colombiano ”, disse Jeffrey Fajardo, presidente executivo da PorkColombia.

A venda do primeiro contêiner de porco colombiano foi possível através da Comercializadora Internacional C.I. Porkco, criado há mais de um ano por criadores de suínos na Colômbia. “Diante de adversidades ou contratempos, não paramos de procurar oportunidades que permitam avançar nesse objetivo de internacionalizar a carne suína colombiana, tanto que decidimos entrar em um mercado pouco explorado pela Colômbia e essa entrada coloca os suínos colombianos em outro nível”, disse Matías Villalba, gerente de CI Porkco.

A liderança dos suinicultores e o apoio das instituições e, é claro, do Ministério da Agricultura, que reconheceu o potencial exportador do setor suíno, foram definitivos para materializar o primeiro processo de exportação.

Com esse fato histórico, inicia-se uma nova etapa na suinocultura: sua consolidação como setor de exportação, que deverá continuar seu processo de expansão da infraestrutura, incluindo a qualificação de plantas de lucro e resíduos, e a preparação do suprimento exportável em termos de volumes e frequência exigida pelos mercados, a fim de garantir a continuidade e a competitividade das exportações de carne suína da Colômbia para o mundo.