Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura é altamente produtiva em SC

O Estado vai produzir neste ano 663 mil toneladas em equivalente carcaças, 30% da produção nacional.

Redação SI 19/04/01 14:10 – A suinocultura catarinense possui o melhor nível de produtividade do País. É internacionalmente competitiva, posição consolidada pela evolução tecnológica dos últimos cinco anos, com destaque para suínos terminados por matriz ao ano (18,2), mortalidade de 6,5% e aumento da oferta de carne magra, além da melhoria sanitária dos plantéis.

Segundo estimativas do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina Cepa/SC), o Estado, vai produzir neste ano 663 mil toneladas em equivalente carcaças, 30% da produção nacional. O setor ainda vai participar com aproximadamente 75% das exportações brasileiras de carne suína. “A atividade também vem passando por um processo de concentração em número de produtores e em espaço geográfico. Há uma forte concentração do rebanho e da produção no Oeste e no Sul do estado e uma tendência de queda nas demais regiões”, afirmou o analista do mercado de carnes do Cepa/SC, Jurandi Soares Machado.

Apesar da forte concentração da produção e da industrialização, tem surgido um expressivo número de pequenos negócios de industrialização artesanal de suínos.