Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura ideal

José Adão Braun (ABCS) responde à enquete do site Suinocultura Industrial e descreve como seria a suinocultura ideal no Brasil.

Redação SI 19/08/2002 – O site Suinocultura Industrial elaborou uma enquete com os presidentes das associações de criadores de suínos. Veja aqui a opinião do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), José Adão Braun, de como seria a suinocultura ideal no Brasil.

“A suinocultura ideal para o Brasil seria a suinocultura que temos, que nos últimos anos apresentou um grande desenvolvimento, uma grande modernização. A suinocultura brasileira experimenta uma condição realmente excepcional no que se refere ao aspecto sanitário e genético, graças ao esforço de décadas de trabalho dos suinocultores brasileiros, os principais responsáveis por esses avanços e que colocam nossa suinocultura entre as mais competitivas do mundo hoje. Porém, existe um grande senão que é a falta de valorização desse mesmo suinocultor. O suinocultor brasileiro, apesar de ser o elo principal da cadeia suinícola, está completamente marginalizado, sem renda, e o que é pior, arcando com prejuízos sem precedentes. Infelizmente temos uma suinocultura altamente competitiva, que evoluiu muito nos últimos anos, mas com uma escandalosa exploração que se impôs sobre o produtor. Enquanto o suinocultor é sufocado e não consegue sobreviver, o consumidor continua pagando preços altos nos produtos suinícolas. Precisamos corrigir essa situação. Precisamos melhorar o consumo interno, mas para isso precisaríamos de uma disciplina nos preços dos produtos para os consumidores. Temos também que buscar uma maior diversificação no mercado externo. Não podemos continuar na dependência de poucos mercados. Isso nos torna extremamente vulneráveis. Precisamos também garantir um abastecimento de grãos, principalmente de milho e soja, a preços compatíveis com a capacidade do setor. Suinocultor sem renda é sinônimo de desânimo e de prejuízo certo em nossa meta que é fazer com que a nossa suinocultura se torne uma das melhores e mais competitivas do mundo”.