Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Africana

Suínos de área infectada na Bélgica serão abatidos

Autoridades pretendem abater todos os suínos domésticos dentro da zona do sul do país

Suínos de área infectada na Bélgica serão abatidos

O ministro federal da Agricultura do país, Denis Ducarme, solicitou um projeto de plano a ser estabelecido pela Agência Federal Belga para a Segurança da Cadeia Alimentar (FASFC). Tudo isto de acordo com a legislação da UE. Uma vez que o plano tenha sido elaborado, ele precisará ser aprovado, mas o rótulo ficará “iminente”.

Ducarme disse que pode contar com o apoio (financeiro) da Comissão Europeia para implementar esta medida que destina-se a prevenir a propagação do vírus aos suínos domésticos. Existem relativamente poucas fazendas de suínos nesta área, a quantidade total de porcos que precisam ser abatidos é de cerca de 4.000.

“Com certeza, o medo e a probabilidade são reais de que o setor de suínos possa ser atingido. Por isso, precisamos agir para proteger um setor econômico que representa € 1,5 bilhão por ano e quase 15.000 empregos diretos”, explica Ducarme.

Até agora, o vírus só foi encontrado em javalis na província belga do Luxemburgo, a cerca de 20 km da fronteira com o país com o mesmo nome – Luxemburgo. A localização também fica a 20 km da fronteira com a França.

Até agora, quatro surtos foram relatados à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), elevando o total de 8 javalis infectados relatados. Um caso adicional envolvendo três javalis mortos encontrados em 13 de setembro foi relatado à Comissão Européia , mas este surto não foi (ainda) relatado à OIE.