Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agrocupecuária

Suínos e aves têm maiores quedas em Valor Bruto da Produção

Todas as atividades que fazem parte da pecuária apresentam valor menor que em 2017

Suínos e aves têm maiores quedas em Valor Bruto da Produção

Os setores de suinocultura e avicultura são os que registram maiores quedas no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2018, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A estimativa do VBP para este ano é de R$ 552 bilhões, 2,3% abaixo do montante de 2017.

Conforme o Mapa, a pecuária puxa o resultado para baixo com retração de 6%. Do total, o setor representa 31,7% do VBP e o estimado para 2018 é o menor dos últimos seis anos. Todas as atividades que fazem parte da pecuária apresentam valor menor que em 2017. Suínos e aves, no entanto, apresentam as maiores quedas, -13% e -11,3%, respectivamente.

Enquanto isso, as lavouras tiveram queda de 0,5%, totalizando 68,7% do VBP, sendo o segundo maior valor desde 1989. Entre vinte produtos das lavouras os que apresentam os maiores aumentos do valor da produção em relação ao ano passado, são: algodão, 32,3%; cacau, 27,6%; café, 9,1%; soja, 8,9%.

Nesse grupo, o algodão é um destaque pelo aumento de produção e também pelos preços recebidos pelos produtores. O café tem desempenho determinado especialmente pelo aumento de 24,2% (café arábica) da safra deste ano

Os maiores decréscimos do valor da produção vêm ocorrendo no arroz, -21,1%; feijão, -26,3%, laranja, -20,8% e uva, -31,3%. Em percentuais menores de queda podem ser relacionados, banana, cana de açúcar, mandioca e milho. Para o feijão, arroz e laranja, as quedas de preços são a principal causa do decréscimo no faturamento neste ano, observa José Garcia Gasques,  coordenador geral de Estudos e Análises do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.