Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suínos limpos e perfumados na Dinamarca

Um suinocultor dinamarquês descobriu um desodorante para amenizar o odor dos suínos em sua granja.

Redação SI 18/02/2002 – Suínos limpos e perfumados é o que um fazendeiro dinamarquês conseguiu ao acrescentar um desodorante à água com que lava seus animais, dentro de uma experiência-piloto, informa a revista de agricultura Landsbladet. O suinocultor Kent Skaaning utilizou um desodorante fabricado por um laboratório médico, cujo nome não foi revelado.

“No início, não tínhamos grandes esperanças, já que o mau cheiro dos suínos era persistente. Mas, depois de cinco meses de utilização, comprovamos que o desodorante tem um efeito incrivelmente eficaz”, declarou Skaaning à revista. “O ar é agora muito mais respirável no chiqueiro, e fora do mesmo não se sente nenhum odor, como se não houvesse animais dentro”, acrescentou.

O desodorante é bastante caro, mas o investimento vale a pena “se a pessoa quiser ter boas relações com os vizinhos”, observou. A Dinamarca é o maior produtor de suínos do mundo per capita (22 milhões de cabeças produzidas por ano e 5,3 milhões de habitantes) e um dos maiores exportadores mundiais.