Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suínos permanecem no Sul

A tendência de migração da suinocultura brasileira para Goiás está perdendo força. Saiba porque a região Centro-Oeste estacionou na atividade.

Redação SI 30/08/2001 08:50 – De acordo com a revista Globo Rural, alguns fatores, apontados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), explicam a reversão da expectativa de transferência da criação suína para o Oeste brasileiro:

– Os custos de transporte e logística no Centro-Oeste são mais altos. Há casos em que é preciso percorrer 500 quilômetros para recolher os animais.
– A taxa de retorno da suinocultura é inferior à da pecuária bovina e à da soja, que vivem um bom momento, atraindo mais os investimentos no cerrado.
– A suinocultura, como a avicultura, é atividade de tempo integral. Só funciona com gente que mora na propriedade caso da agricultura familiar.
– A expansão da lavoura de milho no Sul e isenção do ICMS aos frigoríficos de Santa Catarina redefiniram o mercado. Hoje o Sul produz 53% do milho nacional, enquanto que o Centro-Oeste produz 20%.