Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Summit Agronegócio 2018 discute desafios e tendências do agronegócio

Um dos destaques do evento foi um painel que discutiu os desafios do presidente eleito Jair Bolsonaro no agronegócio.

Summit Agronegócio 2018 discute desafios e tendências do agronegócio

Os desafios e tendências do agronegócio para os próximos anos estão no centro das discussões do Summit Agronegócio 2018, promovido pelo Estadão, no Hotel Hilton, nesta terça-feira. A abertura do evento contou com a presença do futuro secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, indicado pelo governador eleito, João Doria.

Um dos destaques do evento foi um painel que discutiu os desafios do presidente eleito Jair Bolsonaro no agronegocio. Os problemas do tabelamento do frete e as relações internacionais com países para os quais o Brasil exporta foram discutidos.

O economista José Roberto Mendonça de Barros, sócio diretor  da MB Associados, apontou os problemas que o agronegocio brasileiro poderá enfrentar caso o novo presidente de sequência à ideia de transferir a Embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém ou mesmo retire o país do Acordo de Paris. “Mas são questões que ele tem avaliado e recuado”, ponderou.

Outro ponto destacado foram os gargalos enfrentados pelo agronegócio relacionado ao transporte. A assessora técnica da CNA, Elisangela Pereira Lopes, ressalta que o tabelamento do frete aumentou os custos e está travando a produção brasileira. Segundo ela, p Brasil também deixou de investir na infraestrutura, e precisa retomar esses investimentos. “Nos anos 1970 o país investia 2% do PIB em infraestrutura; hoje, os investimentos são de 0,6%”, disse.

O Summit Agronegócio 2018 também tratou de tendências em tecnologia e da safra brasileira de grãos para os próximos anos.