Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OIE

Surtos de PSA continuam a crescer na Europa e na Ásia

De acordo com a OIE, no período de 30 de agosto a 12 de setembro 344 novos casos da doença foram reportados

De acordo com o relatório de acompanhamento da Peste Suína Africana, divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), no período de 30 de agosto a 12 de setembro 344 novos casos da doença foram reportados. Com esse número sobe para 8.239 casos em andamento.

Somente a Europa reportou 344 casos no período, sendo notificados em suínos e javalis. Nesta região, um programa de vigilância direcionado continua. Frequentemente, um único caso em javali é notificado como um único surto e geralmente é notificado como resolvido imediatamente. No total, foram notificados 181 surtos em javalis, dos quais apenas 2 permanecem em andamento.

De acordo com o relatório 9.997 animais foram abatidos neste período. A Europa notificou 1.587 perdas. Na Ásia, foram notificadas 8.196 perdas (7.952 delas notificadas nas Filipinas). Na África, foram registradas 214 perdas.

No total 19 países notificaram novos casos no período, 10 na Europa (Bulgária, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia); 8 na Ásia, (Hong Kong, Coréia, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia e Vietnã) e dois na África (África do Sul e Zimbábue).

A China notificou um novo surto em Ningxia. Hong Kong notificou um surto em um abatedouro, o evento foi posteriormente notificado como resolvido. Em 9 de setembro, as Filipinas notificaram a primeira ocorrência da doença, com 7 surtos em fazendas. O Vietnã notificou a ocorrência na província de Ninh Thuan. A Rússia notificou 17 focos na parte leste do país.

A presença da PSA é notificada à OIE por seus membros através dos relatórios semestrais ou através de notificações imediatas . Entre 2018 e o primeiro semestre de 2019, a doença foi relatada através de relatórios semestrais em três países na Europa (Estônia, Itália e Lituânia) e 23 países da África.