Dicas Práticas

Sustentabilidade e visão de futuro

Sula Alves
31-Mar-2022 08:50

A preocupação com o futuro é a visão do presente. Já há tempos a sustentabilidade deixou de ser pauta exclusiva de grandes e pomposas conferência globais, com líderes de nações embaraçados em metas subjetivas e pouco práticas. O conceito agora é prático e está na estratégia das empresas, nas ações de quem produz alimentos, nas exigências do consumidor.

Em tempos de pandemia, a visão aplicável de sustentabilidade ganhou ainda mais corpo. Enquanto vemos os impactos malignos da proliferação de um vírus que, em poucas semanas, se espalhou pelo mundo e ultrapassou a barreira das cinco milhões de mortes, também refletimos sobre a importância das pequenas ações individuais que farem a diferença para todo o planeta. No caso da Covid-19, máscara, distanciamento e higienização são elementos básicos, mas que nem sempre foram respeitados – e o mundo todo pagou o preço.

Este quadro de tragédia mundial nos mostrou que a atitude responsável (ou não) que temos hoje se reflete em nosso futuro. Esta é uma visão que extravasa o quadro pandêmico e alcança as mais variadas esferas – e aqui faço destaque especial à visão sustentável.

Ser sustentável envolve programas bem coordenados para a construção de alicerces seguros de um trabalho perene que compreende o tripé ambiental, social e econômico deste conceito. Neste sentido, como produtores de alimentos, precisamos enxergar sustentabilidade sob uma perspectiva ampla, que passa pelo entendimento do papel da cadeia produtiva no mundo. Em se tratando de produção animal, é preciso exaltar a nossa vocação para produzir.

Confira a entrevista completa na Edição 1315 da Revista Avicultura Industrial

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.