Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dicas Práticas

Sustentabilidade e visão de futuro

O conceito agora é prático e está na estratégia das empresas, nas ações de quem produz alimentos, nas exigências do consumidor.

Sustentabilidade e visão de futuro

A preocupação com o futuro é a visão do presente. Já há tempos a sustentabilidade deixou de ser pauta exclusiva de grandes e pomposas conferência globais, com líderes de nações embaraçados em metas subjetivas e pouco práticas. O conceito agora é prático e está na estratégia das empresas, nas ações de quem produz alimentos, nas exigências do consumidor.

Em tempos de pandemia, a visão aplicável de sustentabilidade ganhou ainda mais corpo. Enquanto vemos os impactos malignos da proliferação de um vírus que, em poucas semanas, se espalhou pelo mundo e ultrapassou a barreira das cinco milhões de mortes, também refletimos sobre a importância das pequenas ações individuais que farem a diferença para todo o planeta. No caso da Covid-19, máscara, distanciamento e higienização são elementos básicos, mas que nem sempre foram respeitados – e o mundo todo pagou o preço.

Este quadro de tragédia mundial nos mostrou que a atitude responsável (ou não) que temos hoje se reflete em nosso futuro. Esta é uma visão que extravasa o quadro pandêmico e alcança as mais variadas esferas – e aqui faço destaque especial à visão sustentável.

Ser sustentável envolve programas bem coordenados para a construção de alicerces seguros de um trabalho perene que compreende o tripé ambiental, social e econômico deste conceito. Neste sentido, como produtores de alimentos, precisamos enxergar sustentabilidade sob uma perspectiva ampla, que passa pelo entendimento do papel da cadeia produtiva no mundo. Em se tratando de produção animal, é preciso exaltar a nossa vocação para produzir.

Confira a entrevista completa na Edição 1315 da Revista Avicultura Industrial