Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Tailândia proíbe importações de suínos de Mianmar devido a PSA

A proibição, prevista para começar na próxima semana, abrange suínos vivos e javalis, bem como carcaças 

A Tailândia proibiu a importação de suínos de Mianmar por 90 dias, disse à Reuters na quinta-feira o departamento de pecuária do país. A medida veio depois que o país vizinho confirmou seu primeiro caso de peste suína africana nesta semana.

A proibição, prevista para começar na próxima semana, abrange suínos vivos e javalis, bem como carcaças vindas de Mianmar, para evitar que a doença se espalhe pela Tailândia.

O departamento seguiu uma proibição similar que a Tailândia emitiu para as importações de suínos do Laos em junho.

A doença mortal ainda não foi encontrada na Tailândia, disse Sorawit Thanito, diretor-geral do Departamento de Desenvolvimento da Pecuária. “Não há surto da peste suína africana na Tailândia”, disse ele à Reuters.

Nesta quinta-feira (15), a China também proibiu a importação de suínos, javalis e produtos relacionados de Mianmar devido a preocupações com a PSA.

A China vem combatendo a doença desde meados do ano passado. A peste suína africana se espalhou para todas as províncias e regiões da China, assim como para as ilhas de Hong Kong e Hainan, desde que foi detectada pela primeira vez em agosto do ano passado.