Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Livre Comércio

Taiwan abre caminho para acordo comercial com os EUA ao facilitar as importações de carne suína e bovina

Taiwan há muito busca um acordo de livre comércio com os Estados Unidos, seu mais importante defensor no cenário internacional, mas Washington reclama das barreiras de acesso à carne suína e bovina dos EUA. 

Taiwan abre caminho para acordo comercial com os EUA ao facilitar as importações de carne suína e bovina

Taiwan abriu caminho para um eventual acordo de livre comércio com os Estados Unidos na sexta-feira ao anunciar um afrouxamento das restrições à importação de carne bovina e suína dos EUA, já que a ilha busca estreitar laços com Washington em um momento de tensões com a China.

Taiwan há muito busca um acordo de livre comércio com os Estados Unidos, seu mais importante defensor no cenário internacional, mas Washington reclama das barreiras de acesso à carne suína e bovina dos EUA. Taiwan disse que era por questões de saúde, especialmente com relação à doença das vacas loucas e aditivos.

Falando no gabinete presidencial em Taipei, a presidente Tsai Ing-wen disse que seu governo planejava permitir a importação de carne suína dos EUA contendo ractopamina, um aditivo que aumenta a magreza, e permite a entrada de carne bovina dos EUA com mais de 30 meses.

“A decisão está alinhada aos interesses gerais do país e aos objetivos de desenvolvimento estratégico da nação. Também é uma decisão que pode fortalecer os laços Taiwan-EUA ”, disse ela.

“Se pudermos dar um passo crucial na questão da carne suína e bovina dos EUA, será um começo importante para a cooperação econômica Taiwan-EUA em todas as frentes.”

Embora possa demorar um pouco para chegar a um acordo comercial bilateral com os Estados Unidos, Tsai disse que tem uma atitude positiva sobre o assunto.

Os Estados Unidos são um parceiro comercial “extremamente importante” para Taiwan e a decisão não tem nada a ver com a próxima eleição presidencial dos EUA, acrescentou ela.

O ministro da Agricultura, Chen Chi-chung, disse que as regras atenuadas para a carne suína e bovina devem entrar em vigor em 1º de janeiro.

O comércio entre Taiwan e EUA no ano passado foi de US $ 85,5 bilhões, com os Estados Unidos tendo um déficit de US $ 23,1 bilhões. Taiwan foi o 14º maior mercado de exportação dos Estados Unidos em 2019.

Os Estados Unidos, como a maioria dos países, não têm relações oficiais com Taiwan, que Pequim reivindica como território soberano chinês. A China tem intensificado suas atividades militares perto de Taiwan.

Taiwan, uma potência tecnológica dependente das exportações, também tem pressionado por um acordo de investimento com a União Europeia.