Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suspensão

Taiwan proíbe importação de suínos italianos em disputa por proibição de voos

A Itália interrompeu todos os vôos entre o país e Taiwan, China, Hong Kong e Macau em 31 de janeiro para impedir a propagação do coronavírus.

Taiwan proíbe importação de suínos italianos em disputa por proibição de voos

Na última quarta-feira (19/02), Taiwan impôs uma proibição de importação de porcos vivos e suínos da Itália após a suspensão de voos de Roma entre os dois países em resposta ao surto de coronavírus.

A Itália interrompeu todos os vôos entre o país e Taiwan, China e Hong Kong e Macau em 31 de janeiro para impedir a propagação do vírus.

“Supressão do reconhecimento da Itália como um país livre da peste suína africana”, afirmou um comunicado publicado pelo Bureau de Inspeção e Quarentena de Animais e Plantas de Taiwan.

A proibição de vôos de Roma não teve um bom desempenho em Taipei, que convocou o representante da Itália Davide Giglio a pedir uma rápida retomada dos voos.

Pequim também não estava feliz com a proibição e fez lobby para que fosse suspensa, mas até agora sem sucesso.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, disse no início deste mês que o bloqueio de voos era uma medida de emergência.

“Vamos mantê-lo no lugar enquanto as autoridades de saúde e … a comunidade científica nos disser que deveríamos”.

As importações de Taiwan de mercadorias comerciais da Itália totalizaram US $ 2,6 bilhões em 2019, com máquinas, produtos químicos, couro, veículos e têxteis liderando a lista, de acordo com o escritório de representação de Taipei em Roma.

O site da Agência Central de Notícias estatal de Taiwan informou o governo de Taiwan dizendo: “Depois de realizar uma avaliação contínua do surto internacional de peste suína africana, o departamento concluiu que a epidemia na ilha italiana da Sardenha está aumentando.”