Frete Rodoviário

Tecnologia, uma mão na roda no campo

Plataformas de frete rodoviário tiram intermediários do movimento e aproximam motoristas e embarcadores

Tecnologia, uma mão na roda no campo

A tecnologia tem facilitado a vida de empresas e caminhoneiros que atuam no agronegócio. Ao funcionarem nos moldes do uber, plataformas de frete rodoviário aproximam motoristas e embarcadores e tiram intermediários do movimento.

Para os caminhoneiros, a maior vantagem é o fato de saberem onde há carga disponível e a qual preço. “Tínhamos que ter uma agenda e ficar ligando para agentes. Muitas vezes nos deslocávamos vazios por longas distâncias”, disse Cajau Antonelli, caminhoneiro do Espírito Santo que usa a plataforma FreteBras.

Com ela – assim como com CargoX ou Freto -, o transportador procura o motorista mais próximo e oferece a carga e o valor do frete. O caminhoneiro pode aceitar ou não.

As empresas avaliam os caminhoneiros pela comunicação, condições do veículo, pontualidade e segurança, dentre outros itens. Já os caminhoneiros avaliam as empresas desde o atendimento prestado até o pagamento do frete.

Antonelli tem um graneleiro do tipo basculante e prefere trabalhar com viagens curtas. Ele, como os outros motoristas, não paga nada para utilizar as plataformas, que cobram ou uma mensalidade das transportadoras ou uma taxa sobre o valor do frete. Para as transportadoras, a redução de tempo no contato com os motoristas também é a maior vantagem, e supera até mesmo a redução de 30% nos custos gerais de transporte.