Tecnologias da Embrapa na Expointer 2008

<p>Avicultura e suinocultura são destaques da entidade no evento.</p>

Redação (01/09/2008)- A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da Expointer 2008 com oito unidades da empresa. Em sua 31ª edição internacional, a Expointer – Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários – ocorre em Esteio/RS, de 30 de agosto a 7 de setembro. Na Casa da Embrapa o visitante vai conferir as últimas novidades em ciência e tecnologia para o setor agropecuário, apresentados através de impressos, audiovisuais e degustações que ocorrem ao longo da feira.

A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) apresenta os principais resultados dos avanços da pesquisa na área da vitivinicultura do Brasil. Dentre eles, o vinho Lorena Ativa, que vem sendo reconhecido por evidenciar alto índice de antioxidantes naturais, polifenóis, resveratrol e quercitina. Ainda a BRS Carmem – nova variedade de uva para processamento; o sistema de Cultivo Protegido e a Limpeza Clonal.

A produção de cevada cervejeira será destaque com a maquete de uma maltaria apresentada pela Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS). Outros usos da cevada podem ser conferidos com a degustação de biscoitos a base do cereal, que começam a aparecer nas prateleiras do supermercado.

O combate ao Capim-annoni é a proposta da Embrapa Pecuária Sul (Bagé,RS), que leva à Expointer uma alternativa para controle desta invasora que tem dificultado a produção de pastagens na pecuária brasileira. Uma mostra fotográfica permite a identificação de aspectos da planta, como disseminação e prejuízos, com a distribuição da terceira edição da Revista do Produtor, que traz um especial sobre Capim-annoni.

A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC) participa mostrando os ganhos à suinocultura brasileira com a nova geração do suíno light, lançado este ano. Para destinação adequada dos dejetos, a empresa apresenta o Biodigestor e o Kit Biogás, além de informações sobre mata ciliar. Na avicultura, os cuidados com a qualidade sanitária da granja, descritos no documento "As boas práticas de produção de frangos de corte".

A Embrapa Florestas (Colombo/PR) vai levar informações sobre os benefícios da atividade florestal para os produtores rurais. Os visitantes terão acesso a vídeos que mostram a atividade florestal como fonte de renda e de sustentabilidade ambiental e, enquanto assistem aos vídeos, poderão degustar um produto da floresta: a erva-mate para chimarrão. Um back light também vai mostrar produtos das florestas que estão presentes no dia-a-dia das pessoas.

O mercado crescente para citros é o alvo das pesquisas que a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) leva à Expointer. Frutíferas como laranjas sem sementes e tangerinas adocicadas dividem espaço com plantas medicinais. Outro destaque é o arroz Querência, cuja produtividade atinge o dobro da média no RS, apresentado em forma de sobremesa: diariamente acontece degustação do arroz doce. Criação de búfalos, gado de leite e capivaras também fazem parte do trabalho, assim como o desenvolvimento de projetos nacionais em agroenergia, a partir da mamona, cana-de-açúcar, tunge e mamona.

O controle biológico de insetos pragas, como o mosquito da dengue, da febre amarela e do borrachudo é a proposta da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF). O bioinseticida produzido a partir da bactéria Bt-horus SC está sendo apresentado na Casa da Embrapa, com a distribuição de amostras do produto e audiovisual explicativo.

A multiplicação de sementes e mudas, a aquisição e certificação são procedimentos esclarecidos pela Embrapa Transferência de Tecnologia (DF). Participam da Casa da Embrapa/ Mapa, ainda, a Conab, Ceagesp, Inmet, e Denacoop. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.