Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Instituto de Pesquisa

Tecpar chega aos 82 anos como referência em saúde, tecnologia, desenvolvimento e inovação

Desde a sua fundação, em 1940, o Tecpar apoia o desenvolvimento econômico do Estado e do país, com ações na área da ciência e tecnologia

Redação, com informações AEN
02-Jun-2022 08:11

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) completa 82 anos na próxima segunda-feira, 6 de junho, gerando impactos positivos sobre a sociedade paranaense e brasileira, nos três pilares de atuação da empresa: indústria da saúde, desenvolvimento tecnológico e inovação e empreendedorismo tecnológico e inovador. Desde a sua fundação, em 1940, o apoia o desenvolvimento econômico do Estado e do País, com ações na área da ciência e tecnologia.

Na área da indústria da saúde, o Tecpar, único laboratório público oficial a produzir a vacina antirrábica animal no Brasil, concluiu o fornecimento de 19 milhões de doses ao Ministério da Saúde previsto para 2021. Elas são para as campanhas de vacinação antirrábica em todo o País, com imunizante cujo processo produtivo, em cultivo celular, tem patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Em outra frente, o Tecpar modernizou laboratórios para exames sorológicos antirrábicos em animais. Com a nova estrutura, o Instituto se tornou o primeiro do Sul do Brasil a ser credenciado pelos Estados Unidos e pela União Europeia para realizar o exame que comprova que a vacina antirrábica veterinária aplicada no animal gerou resposta imunológica. O credenciamento, obtido em 2021, é registrado no Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, e na agência francesa Anses-Nancy (laboratório de referência da UE).

“A abertura do Instituto, em 1940, foi planejada pelo Governo do Estado, que à época era liderado pelo interventor Manoel Ribas, com a finalidade de apoiar o desenvolvimento tecnológico do Estado e para atender as demandas de saúde humana e animal. No decorrer da sua história, o Tecpar se reinventou para estar sempre conectado com as necessidades da sociedade”, afirma o diretor-presidente Jorge Callado.

Para continuar em convergência com as necessidades da saúde pública, o Instituto tem lançado editais de chamamento público na área da saúde para fornecer ao Ministério novos produtos.

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO – O Tecpar modernizou também seu complexo laboratorial, que presta serviços a parceiros públicos e clientes privados, como, por exemplo, as análises realizadas para a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) voltadas à melhoria da qualidade de água oferecida aos paranaenses ou, ainda, para o Ministério Público do Paraná, com perícias para instrução de processos judiciais e procedimentos extrajudiciais.

O complexo laboratorial faz também o controle de qualidade dos alimentos fornecidos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) aos estudantes das escolas públicas paranaenses.

Segundo Callado, como as demandas dos mercados público e privado são dinâmicas, é necessária a atualização dos equipamentos voltados aos seus centros de tecnologia. “Atualmente, nosso complexo laboratorial é especializado em saúde, meio ambiente, tecnologia de materiais, medição e validação. Além disso, temos a área de certificação, que atua com sistemas de gestão e produtos, como o caso dos orgânicos. A produção orgânica, certificada pelo Tecpar, gera aumento de renda e empregos no campo”, destaca o diretor-presidente.

Outro exemplo em relação ao complexo laboratorial diz respeito à sinalização do trânsito. Com soluções avançadas, o Instituto é referência nacional na avaliação de tintas e materiais utilizados na sinalização viária de ruas, estradas e aeroportos. No Paraná, faz avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) e Polícia Militar do Paraná, para gerar mais segurança viária.

EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO – Por meio de Agência de Inovação, o Tecpar mantém sua incubadora tecnológica e seu parque tecnológico, que apoiam o desenvolvimento de novos negócios para geração de emprego qualificado e aumento de renda. Atualmente, está com edital de chamamento público a novos empreendedores aberto, específico para seleção de startups da área da saúde – o processo seletivo segue até o dia 20 de julho.

“Além de fomentar o empreendedorismo e a inovação, para divulgar a ciência brasileira e apoiar o desenvolvimento tecnológico do país, o Tecpar edita uma das principais revistas científicas do país, o BABT, que há 75 anos é ponto de encontro de pesquisadores brasileiros e estrangeiros”, ressalta Callado.

Em outra frente, conta com 19 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em andamento, com ações voltadas a trazer melhorias e novas soluções para a sociedade brasileira, nas mais diversas áreas em que atua e com propostas para a criação de novos métodos, produtos e processos. Para desempenhar suas atividades e projetos, o Tecpar conta com o apoio estratégico do Governo do Estado e do Fundo Paraná, para o fomento da pesquisa científica e tecnológica.

HISTÓRIA – Fundado em 1940 como Laboratório de Análises e Pesquisas, a instituição teve à frente o jovem cientista Marcos Augusto Enrietti, que idealizou o instituto.

Um ano depois de sua criação, o laboratório foi transformado no Instituto de Biologia Agrícola e Animal, expandindo sua atuação e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do Paraná. Em dezembro de 1942, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava sua denominação para Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT), abrindo novas frentes de atuação à instituição.

Três décadas mais tarde, em 1978, o IBPT passou a ser denominado Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o que trouxe mudanças na estrutura administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado.

Assuntos do Momento

23 de Junho de 2022
Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
23 de Junho de 2022
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23 

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
23 de Junho de 2022
Mercado

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
23 de Junho de 2022
Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade