Tecpar e Prefeitura de Ivaiporã assinam acordo para buscar soluções inovadoras em conjunto
O objetivo da parceria é identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental
Em consonância com as diretrizes do Governo do Estado em interiorizar as ações de base científica e tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná, o Tecpar e a Prefeitura de Ivaiporã assinaram nesta segunda-feira (6) um acordo de cooperação técnica para elaboração de um projeto de inovação aberta.
O objetivo da parceria é identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, por meio de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A assinatura do acordo foi em Ivaiporã, entre o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e o prefeito Carlos Gil, durante o lançamento do projeto Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica de Ivaiporã.
O diretor-presidente do Tecpar destacou que o instituto, como instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado, atua ao lado dos municípios para promover o desenvolvimento regional. “Como polo de inovação, o Tecpar é parceiro dos municípios para difundir novas tecnologias que impactem positivamente a vida dos paranaenses e oportunizem novos negócios no Estado. Esse projeto com a prefeitura de Ivaiporã busca superar os desafios do município por meio da inovação”, explicou Callado.
A intenção da parceria é observar quais são os principais desafios do município e as soluções inovadoras que podem ser utilizadas para superá-los, por meio de um workshop a ser promovido na cidade. Em seguida, será desenvolvida uma análise crítica para determinar um ou dois desafios que deverão ser tratados nas próximas fases.
Com base nas informações do Mapeamento Tecnológico, o Tecpar vai conduzir um segundo workshop com o corpo técnico do município de Ivaiporã para estabelecer as tecnologias mais viáveis para cada desafio. Ao final, deve-se ter uma definição de quais tecnologias deverão ser aplicadas e seus respectivos motivos.
O prefeito de Ivaiporã destacou a importância do relacionamento com o Tecpar para a cidade, que tem a sua vocação baseada no agronegócio. “Estamos definindo o município como um polo agrotech e contar com a metodologia desenvolvida pelo Tecpar vai ser importante para trazer melhorias científicas e tecnológicas para a economia da cidade, desenvolvendo inovações que Ivaiporã e toda a região precisa”, salientou Gil.
PRESENÇAS – Também participaram do evento Norberto Ortigara, Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento; Carlos Pessoa, diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar; Marcelo Reis, vice-prefeito de Ivaiporã; Gertrudes Bernardy, presidente da Câmara de Vereadores; Alex Fonseca, secretário municipal de Inovação; André Telles, superintendente de Inovação do Governo do Estado; Paulo Spaccaquerche, presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc); e Aleksandro Montanha, presidente do Comitê de Smart Cities da Abinc.
Assuntos do Momento
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23
Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta
Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.