Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Temperaturas caem ainda mais no Sul

O tempo deve continuar aberto e seco até o fim do mês de julho

Temperaturas caem ainda mais no Sul

A semana começou bem gelada na maior parte do País. Forte massa de ar polar vinda da Argentina causa frio nesta semana pelo país. Esta massa de ar polar poderá ser a mais forte a agir sobre a América do Sul neste ano.

As temperaturas em algumas regiões do Sul chegaram abaixo de 0º.  A madrugada de terça para quarta-feira (19/07) registrou -1,5ºC, um novo recorde de frio em 2017 em Concórdia segundo a estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves.  A massa de ar polar fez as temperaturas caírem abaixo de zero também em Bom Jardim da Serra (SC), os termômetros marcaram -8,6 ºC. Em São José dos Ausentes (RS) fez -7,6 ºC e -5,2 ºC em São Mateus do Sul (PR).

No oeste do Paraná os termômetros marcaram 1 °C em Assis Chateaubriand. Em Palotina fez -3,3 °C no Iapar. A geada de hoje, em Palotina, foi ainda mais intensa que a de ontem. O frio vai perder força a partir de amanhã no Paraná.

Ontem (18/07), a estação agrometeorológica havia registrado -1ºC em Chapecó. A estação da Embrapa faz as medições no distrito de Tamanduá e não considera a sensação térmica, uma percepção que combina a temperatura do ar com umidade e velocidade do vento e que é calculada por uma fórmula. Até hoje, a temperatura mínima registrada pela estação é de -4ºC, nos dias 11 e 12 de julho de 1988. Em 2016, a mínima foi de -2ºC, no dia 13 de junho.

Nesta terça-feira fez -7,4 °C em Bom Jardim da Serra, -6,7 °C em Soledade (RS) , e -4°C em Inácio Martins (PR). Na região Oeste os termômetros marcaram -3,2 °C no Iapar, em Palotina, e -1 °C em Assis Chateaubriand. Houve formação de geadas de intensidade variada no Oeste do estado. A massa de ar polar permanece na região Sul e ainda deve gear na próxima madrugada, segundo a Somar Meteorologia.

O tempo deve continuar aberto e seco até o fim do mês de julho.