Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Terceiro caso de peste suína africana atinge a China

Um total de 615 suínos foram infectados desde 15 de agosto em Lianyungang

Terceiro caso de peste suína africana atinge a China

O Ministério da Agricultura da China informou, neste domingo (19), que 88 suínos morreram de peste suína africana na cidade de Lianyungang, no leste do país, o terceiro surto deste mês. A doença altamente contagiosa ameaça se espalhar pelo maior rebanho de suínos do mundo.

Um total de 615 suínos foram infectados desde 15 de agosto com a peste suína em Lianyungang, na província de Jiangsu, onde as autoridades proibiram o movimento de suínos, produtos relacionados e animais que são facilmente infectados dentro e fora da área afetada.

Medidas de emergência, incluindo abate e desinfecção de animais, colocaram o surto no distrito de Haizhou na cidade sob “controle efetivo”, disse o ministério. Os casos de Jiangsu são o terceiro surto de peste suína africana na China neste mês. A doença, para a qual não há vacina disponível, nunca havia sido detectada no leste da Ásia. O problema não afeta os seres humanos.

Lianyungang fica a cerca de 1.300 quilômetros ao sul de Shenyang, capital da província de Liaoning, onde o primeiro caso de febre da China foi divulgado em 3 de agosto. Um segundo surto foi registrado na quinta-feira (16), cerca de 600 quilômetros a leste de Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro da China.

Os porcos infectados em Zhengzhou viajaram de um mercado vivo na província de Heilongjiang, que, como Liaoning, fica no nordeste da China. A Liaoning abateu mais de 8.000 suínos na tentativa de conter o surto, enquanto uma unidade do WH Group, o maior produtor mundial de suínos, disse que abateu 1.362 suínos no frigorífico, onde foram descobertos os casos de Zhengzhou.