Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Torresmo boca a boca

Mineira de 84 anos criou o petisco só para aproveitar os porcos da fazenda, mas os parentes e vizinhos adoraram, fizeram propaganda e ele acabou virando sucesso de vendas.

Redação SI 18/02/2004 – 08h40 – Dona Sebastiana, da Fazenda Santa Terezinha, de Paraisópolis (MG), é famosa na região pelo torresmo pururuca que faz e vende. Na propriedade, a mineira de 84 anos, cuida da fiscalização e da limpeza da fábrica de torresmo, cuida da embalagem das carnes recheadas e prepara o almoço da família.

Há 20 anos, ela colocou em uma pequena panela o primeiro quilo de toucinho para fritar.Naquele tempo não podia imaginar que o “torresmo da Dona Sebastiana” ganharia fama e alavancaria os negócios da família. Afinal, ela inventou o pururuca só para aproveitar o toucinho dos suínos criados na fazenda. “Ninguém mais queria cozinhar com banha, já que o óleo de soja estava ali à mão”, lembra.

Hoje, a Fazenda Santa Terezinha já não dá conta de criar suínos para fornecer à fábrica de torresmo, que consome uma tonelada de toucinho todas as semanas. Helder, um dos filhos de Dona Sebastiana, anda batendo cabeça atrás da matéria-prima, que tem chegado até do Paraná. Por conta do sucesso do produto, os dois fogões à lenha e os tachões de ferro foram aposentados para dar lugar às fritadeiras a gás. Ele desenvolveu também uma picadeira de toucinho. Foram três anos de monta e desmonta até que a engenhoca ficasse no ponto. “Só quem já picou toucinho na faca sabe a trabalheira que é. Eu chegava a ficar com as mãos inchadas”, conta Dona Sebastiana, agradecida ao filho inventor.

Mas qual será o segredo dessa receita que conseguiu transformar o prosaico torresminho em um sucesso de vendas? Dona Sebastiana vem aprimorando a receita há anos e cuida pessoalmente do tempero, do ponto de fritura, da forma de embalar. Incansável, ela lembra aos funcionários que os torresmos devem ficar envolvidos por uma leve camada de banha, nem mais nem menos. Isso para que a fiel freguesia adquira no balcão da Casa de Frios Irmãos Almeida o peso certo, sem excesso da gordura do suíno. “Respeito cabe em qualquer lugar”, ensina.

Veja agora a receita do torresmo de Dona Sebastiana:

Ingredientes

– Toucinho (compre a quantidade de toucinho que desejar, tomando cuidado para que o couro esteja livre de pêlos e de marcas de machucaduras);
– Sal.

Como fazer

Corte o toucinho em tiras de mais ou menos dois centímetros de largura por oito de comprimento. Salgue a gosto, misturando muito bem. Deixe repousar por uns 15 minutos. Em uma panela de bom tamanho coloque o toucinho para fritar sem acrescentar óleo. Frite até começar a amarelar, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar bem. Mexa para separar os pedaços e deixe na panela até o dia seguinte. Volte a mexer muito bem para que o torresmo se misture à banha. Coloque em sacos plásticos, separando em porções de, no máximo, meio quilo, cuidando para que os torresmos fiquem envolvidos por uma fina camada de banha. Congele, se quiser. Ao fritar não acrescente óleo. Se preferir, ponha no forno para pururucar.