Trabalho sobre robótica na avicultura de corte é vencedor do Jovem Pesquisador 2022
Premiação foi realizada nesta quinta-feira (28/04) durante a AveSui América latina
Nesta quinta-feira (28/04) durante o encerramento da programação técnico-científica da Avesui América latina foram apresentados os trabalhos candidatos ao prêmio Jovem Pesquisador 2022 do Instituto Oswaldo Gessulli.
A exposição dos pôsteres e apresentação oral dos trabalhos selecionados integram a programação do Seminário Técnico Científico de Aves, Suínos, Bovinos e Peixes e do Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão. Os estudos comtemplaram as cinco áreas de abrangência do evento. Os dez melhores trabalhos tiveram além dos pôsteres a apresentação oral online.
O vencedor deste ano foi o trabalho “Robótica na avicultura de corte: desenvolvimento de uma arquitetura por prototipação rápida”, do aluno Glauber da Rocha Balthazar, da Esalq/USP de Piracicaba/SP, e também professor do IFSP Campinas. O vencedor terá agora a oportunidade de estagiar em uma grande empresa do setor produtivo de proteína animal.
O segundo lugar foi para o trabalho “Determinação de tosse de suínos por meio de redes neurais convolucionais e sensoriamento remoto” do estudante Luis Fernando Garrido da PUC – Paraná.
O Seminário Técnico Científico de Aves, Suínos, Bovinos e Peixes e o Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão contam com o apoio das Universidades: Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/FAMEZ), União de Ensino Superior do Iguaçu (Uniguaçu), Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O Comitê Técnico Científico do 20º Seminário Técnico Científico de Aves, Suínos, Bovinos de Leite e Peixes e do 6º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão é formado por:
- Prof. Dr. Iran José Oliveira da Silva - Professor da Esalq / USP
- Profa. Dra. Fabiana Ribeiro Caldara - Professora Doutora - Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias - UFGD
- Profa. Viviane Oliveira Nieto - Professora UFMS/FAMEZ
O Comitê Avaliador do 20º Seminário Técnico Científico de Aves, Suínos, Bovinos de Leite e Peixes e do 6º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão é formado por:
- Prof. Rodrigo Tinini - Coordenador do Núcleo de Ciências Agrárias da Uniguaçu
- Prof. Dr. Jansller Luiz Genova - Professor da Uniguaçu
- Profa. Angélica Signor Mendes - Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos
- Dr. Paulo Abreu - Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
- Dra. Helenice Mazzucco - Pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves
Assuntos do Momento
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23
Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta
Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.