Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ranking Mundial

Três brasileiras estão entre maiores empresas de armazenagem da Cadeia do Frio

As posições da lista são determinadas pela capacidade de espaços com temperatura controlada

Três brasileiras estão entre maiores empresas de armazenagem da Cadeia do Frio

A Associação Internacional de Armazéns Refrigerados (IARW) divulgou hoje (18 de junho) a lista Global Top 25, ranking anual das maiores empresa de armazenagem da Cadeia do Frio. Entre elas, três são brasileiras. A instituição é um dos braços da Global Cold Chain Alliance (GCCA), que no Brasil administra a Associação Brasileira da Indústria da Armazenagem Frigorificada (ABIAF). Outros rankings também divulgados foram o TOP 25 da América do Norte, TOP 10 Europa e TOP 10 América Latina. As posições da lista são determinadas pela capacidade de espaços com temperatura controlada.

Os Top 25 Globais atualmente operam com 145 milhões de metros cúbicos. As brasileiras que se destacaram são a Superfrio, em 15º lugar, seguida da Comfrio, em 16º lugar, e da Friozem, em 22º. Já o Top 10 da América Latina opera 9,5 milhões de metros cúbicos e o Brasil domina a lista, com sete empresas destacadas, sendo as outras três mexicanas. Além das brasileiras que estão entre as 25 maiores em termos globais, estão na lista latino-americana a Martini Meat, Arfrio, o Grupo AP Logística e a Brasfrigo.

Atualmente, os associados possuem ou operam 178,4 milhões de metros cúbicos resfriados e/ou congelados. Uma capacidade total de 25 milhões de metros cúbicos foi adicionada ao Top 25 Global desde a publicação das listas em 2019, devido em grande parte à atividade frequente de fusões e aquisições.

“A consolidação continua a desempenhar um papel importante no crescimento dos maiores players do setor de armazenamento a frio”, disse o presidente e CEO da IARW, Matthew Ott, CMP, CAE. “Nossos associados continuam expandindo e adquirindo outras empresas em mercados desenvolvidos, mas também registramos o crescimento em mercados emergentes e em desenvolvimento, nos quais os serviços da cadeia de frio são mais necessários.”. Em diversos países foi relatado o aumento de capacidade e novas empresas aderiram à IARW no ano passado.

Desde a publicação das listas de 2019, ocorreram muitas alterações:

• Capacidade global dos TOP 25 aumentou em 25 milhões de metros cúbicos.

• Capacidade dos TOP 25 da América do Norte cresceu 19 milhões de metros cúbicos.

• Capacidade dos TOP 10 da América Latina aumentou 2,7 milhões de metros cúbicos.

• Capacidade dos TOP 10 da Europa aumentou 470 mil metros cúbicos.

Os associados da GCCA contam com mais de 1.300 instalações em mais de 80 países. As empresas oferecem ampla variedade de soluções em logística, como armazenamento, distribuição, transporte e exportação, entre outras. A lista completa de associados pode ser encontrada no Diretório Global da Cadeia de Frio, disponível gratuitamente on-line. Para mais informações, visite: https://www.gcca.org/directory/all.