Guia Gessulli
Estudos da Embrapa

Três visões do futuro

Você pode ainda não ter percebido, mas a Suinocultura 4.0 já está por aí, criando aos poucos o mundo ciber-físico onde vão interagir sistemas inteligentes, máquinas que aprendem no dia a dia e humanos

01-Set-2021 16:30

O futuro da suinocultura é dos robôs? Será viável pensar na edição corriqueira do DNA dos suínos? Carne artificial vai mudar a forma como consumimos carne suína? Quando olhamos para o futuro, as perguntas brotam por todos os lados e as certezas tendem a se esvair como areia fina na palma da mão. Saber com antecedência para aonde vão a inovação e a mudança é um ativo que todo mundo quer, e, a bem da verdade, ninguém possui. Ou melhor, alguns detêm essa vantagem parcialmente quando desenvolvem a capacidade de vislumbrar prováveis imagens do futuro a partir de uma compreensão mais acurada do presente.

Com base em recentes avanços científicos e decisões estratégicas de governos e empresas no Brasil e ao redor do mundo, é factível apostar em pelo menos três cenários que muito provavelmente serão influenciadores de grandes mudanças na suinocultura brasileira num horizonte até 2050. Esses três cenários são os seguintes: 1) a difusão da Suinocultura 4.0; 2) o desenvolvimento dos supersuínos; e 3) a ascensão da carne artificial.

Confira a entrevista completa na edição 298 da Revista Suinocultura Industrial