Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Triquinose: a importância da análise da carne antes do consumo

A técnica de digestão artificial representa uma ferramenta que permite o diagnóstico precoce da doença e previne a infecção humana.

Triquinose: a importância da análise da carne antes do consumo

Devido um caso positivo de triquinose em que mais de 100 quilos de carne de javali foram apreendidos em General Acha, La Pampa, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) recorda as medidas de prevenção contra a doença .

A triquinose é uma doença transmitida de animais para pessoas, ou seja, uma zoonose, produzida por Trichinella spp., Um pequeno parasita que se aloja nos músculos dos animais . Afeta principalmente porcos e também pode afetar espécies selvagens, como javalis, pumas, doninhas e mulitas **.

Os porcos adquirem o parasita comendo carne com larvas de Trichinella. Isso acontece se eles são criados em más condições higiênico-sanitárias (presença de lixo, resíduos de alimentos crus, roedores, etc.).

As pessoas ficam doentes ao comer carne crua ou mal cozida de porcos ou animais selvagens com parasitas ou produtos não cozidos , como chacinaados ou linguiças (salame, linguiça, bondiola), feitos com carnes que não foram analisadas anteriormente. É essencial levar em consideração que as larvas não são observadas a olho nu e não alteram as características externas, nem o sabor ou a cor da carne ou seus derivados.

Por esse motivo, quem produz chacinaados com carne crua ou animais silvestres deve verificar se a matéria-prima é adequada ao consumo, enviando a amostra a um laboratório para realizar o teste de digestão artificial.

Este método representa uma ferramenta fundamental que possibilita o diagnóstico precoce da triquinose e evita o contágio para seres humanos.
A província de La Pampa possui uma ampla rede de laboratórios habilitados por digestão artificial distribuída no território provincial. Esse método representa uma ferramenta fundamental que possibilita o diagnóstico precoce e evita o contágio ao ser humano.