Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Ucrânia faz primeira exportação de trigo

Um total de 14 navios partiram da Ucrânia nas últimas duas semanas, após paralisação de cinco meses devido à guerra

Durum Wheat
Durum Wheat

Mais dois navios deixaram os portos ucranianos do Mar Negro nesta sexta-feira, incluindo um com o primeiro carregamento de trigo ucraniano a ser exportado sob um acordo mediado pela ONU, disse o Ministério da Defesa da Turquia.

Um total de 14 navios partiram da Ucrânia nas últimas duas semanas, após o acordo com a Rússia que permitiu a retomada das exportações de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro, depois de uma paralisação de cinco meses devido à guerra.

O acordo, intermediado pelas Nações Unidas junto com a Turquia, foi alcançado no mês passado em meio a temores de que a perda de suprimentos de grãos ucranianos levaria a uma grave escassez de alimentos e até a surtos de fome em partes do mundo.

O Sormovsky, com bandeira de Belize, deixou o porto ucraniano de Chornomorsk na sexta-feira, disse o Ministério da Defesa da Turquia, transportando 3.050 toneladas de trigo para a província de Tekirdag, no noroeste da Turquia.

A Ucrânia tem cerca de 20 milhões de toneladas de grãos que sobraram da safra do ano passado, enquanto a colheita de trigo deste ano também está estimada em 20 milhões de toneladas.

O Star Laura, com bandeira da Ilha Marshall, também partiu do porto de Pivdennyi, com destino ao Irã, carregando 60.000 toneladas de milho a bordo, disse o ministério.

Até agora, a maioria das cargas sob o acordo transportou grãos para ração animal ou combustível.

Ainda não houve embarques para os países mais ameaçados pela crise alimentar global, embora na quinta-feira a Ucrânia tenha dito que um navio deve chegar ao porto e deve levar grãos para a Etiópia.

O Razoni, o primeiro navio a partir da Ucrânia sob o acordo, atracou na Turquia na quinta-feira e estava indo para o Egito na sexta-feira, mostraram dados de rastreamento de navios da Refinitiv, depois que seu comprador inicial no Líbano recusou a entrega.