Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Profissão Suinocultura

Um exemplo de amor ao cooperativismo e de liderança no campo

Com uma propriedade no município paranaense de Santa Helena, Celsi Sandmann trabalha com criação de suínos, aves e gado de corte, atuando ainda em projetos sociais e em movimentos de liderança feminina

Um exemplo de amor ao cooperativismo e de liderança no campo

Celsi Sandmann nasceu em 27 de novembro de 1954 no município gaúcho de Lajeado. Filha mais velha em uma família com doze irmãos, os seus pais eram agricultores. Com três anos muda-se com a família para Concórdia (SC). Com o incentivo dos pais, ambos analfabetos, mas buscando oferecer um futuro melhor para os filhos, ingressa em uma escola aos sete anos, atingindo letramento em Matemática e Língua Portuguesa com um excelente desempenho escolar.

Desde muito pequenina, já trabalhava com os pais na produção de grãos, leite e suínos, atividades ainda manuais, sem o uso de qualquer equipamento. A sua infância foi dura, até mesmo para a época, pois a escola era distante e o trabalho na propriedade era farto. “Na juventude eu fui catequista; queria muito continuar estudando para me tornar uma professora, mas só consegui estudar até a quarta série”, lembra Celsi.

Confira toda a história de Celsi na edição 300 da Revista Suinocultura Industrial