Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pandemia

USDA conclui que animais de produção não representam risco de contágio de Covid-19

Depois de mais de um ano de investigações e de o Covid-19 ser apresentado como uma das maiores pandemias globais da história recente, o USDA concluiu que os animais de produção não apresentam nenhum risco de contágio.

USDA conclui que animais de produção não representam risco de contágio de Covid-19

Especialistas do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) garantiram, após a realização dos respectivos estudos, que os animais de produção não apresentam risco para a disseminação do Covid-19 (Coronavírus).

De acordo com relatório da agência de investigação interna, os especialistas iniciaram esses testes de emergência em fevereiro de 2020 , com o objetivo de garantir aos consumidores e produtores que a transmissão pelo contato direto com essas espécies ou com alimentos não é possível.

O líder do programa nacional ARS de produção e proteção animal, Cyril Gay, explicou que por meio desses trabalhos foi possível obter evidências científicas de que aves, bovinos, suínos e até insetos não são capazes de replicar o vírus em seu corpo.

Membros do Centro Nacional de Doenças Animais e Centro Nacional de Pesquisa Avícola participaram desta pesquisa , e eles tiveram que cumprir os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades dos Estados Unidos. 

Cyril Gay comentou que por meio dessas ações, para a ARS é possível mitigar os diversos impactos que a saúde, agroalimentar, sociais e até econômicos podem ter .

Ele lembrou que uma parte importante do trabalho dos especialistas do USDA é ter uma resposta imediata a essas crises e implementar investigações de emergência para desenvolver contra-medidas adequadas.