Peste Suína Africana

USDA vai designar Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas como zonas de proteção contra peste suína africana

Redação com informações de Broadcast Agro
30-Ago-2021 09:10

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (Aphis) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) deve designar Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas como zonas de proteção para peste suína africana (PSA), após a detecção da doença no mês passado na República Dominicana. Caso as zonas de proteção sejam reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), os Estados Unidos contíguos poderão manter seu status de saúde animal, mesmo que a doença seja identificada naqueles territórios.

A PSA ainda não foi detectada em Porto Rico ou nas Ilhas Virgens Americanas, disse o Aphis, acrescentando que a medida está sendo tomada por excesso de cautela para proteger o plantel de suínos dos EUA e os interesses de criadores americanos. "Assim que a OIE reconhecer a(s) zona(s) de proteção, o Aphis trabalhará para confirmar se os países individuais reconhecem e aceitam a(s) zona(s)", disse o serviço do USDA em comunicado. "Seu reconhecimento garantirá o fluxo contínuo das exportações de carne suína e de suínos vivos dos EUA."

O Aphis disse ainda que está trabalhando ativamente com autoridades da República Dominicana, oferecendo aconselhamento técnico e assistência sobre vigilância, quarentena, abate e métodos de descarte, e fornecendo suporte para testes e equipamento de proteção individual adicional.

Segundo a StoneX, a notícia é positiva para a indústria de suínos dos EUA. "Desde que a PSA foi detectada na República Dominicana, havia uma preocupação de que, se a doença fosse encontrada em Porto Rico, os EUA seriam designados oficialmente como infectados pela PSA para o comércio global", disse a consultoria.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.